play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

EMATER-RIO emite primeiros certificados para Agricultores Agroecológicos do Rio de Janeiro

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO) deu um passo importante na valorização da agroecologia no estado. No último dia 5 de fevereiro, foram emitidos os primeiros Atestados de Produção Agroecológica e Boletim de Produção Agroecológica, reconhecendo oficialmente agricultores em transição para sistemas produtivos mais sustentáveis.

A extensionista Solimar Faria, do escritório local de Campo Grande, foi a responsável por conceder o certificado aos agricultores Adnei Ribeiro e Cristina Pereira, que foram classificados na fase intermediária de transição agroecológica, sem indicadores limitantes para avanço no processo.

Dessa forma, os agricultores formalizaram sua adesão ao Plano de Transição Agroecológica, assumindo o compromisso de continuar evoluindo no processo por meio da adoção de práticas voltadas para as dimensões econômica, técnica, social, cultural, ambiental, e relacionadas à saúde e à segurança alimentar e nutricional.

O reconhecimento foi possível graças à Caracterização e Classificação da Fase de Transição Agroecológica do agroecossistema onde vivem e produzem esses agricultores. Esse processo foi realizado com a aplicação do Instrumento de Avaliação da Transição Agroecológica (IATA), que permite um diagnóstico detalhado das condições e avanços da propriedade rural no caminho da agroecologia.

Com o Atestado e o Boletim, os agricultores poderão ter acesso a diversas políticas públicas, como crédito rural e fomento agropecuário (PEFATE - Agrofundo), além de incentivos financeiros tanto públicos quanto privados. Outra vantagem é a possibilidade de comercializar sua produção em mercados especializados em produtos agroecológicos e/ou orgânicos, incluindo modalidades de mercado institucional.

Essa conquista reforça o compromisso da EMATER-RIO com a promoção da agroecologia, incentivando a transição para modelos sustentáveis de produção e garantindo melhores condições para os agricultores fluminenses.

v_202504141050_0