Cultura

Notícias

Festival Local de Economia Criativa agita a sede do Rio Criativo

 17/11/2016 - 14:53h - Atualizado em 17/11/2016 - 15:08h
 » Julia Rify

Incubadora realiza festival para promover a conexão e a visibilidade entre empresas do cenário criativo do Rio



No dia 19 de novembro, sábado, a Incubadora Rio Criativo (IRC) será ocupada pela primeira edição do Festival Local de Economia Criativa (FLEC). O festival tem por objetivo reunir em um só local empresas de todos os segmentos da economia criativa e conectá-las a outras empresas, iniciativas e projetos inspiradores para, juntas, criarem novas soluções que fomentem a economia colaborativa do Rio. Nesse dia acontecerá também a graduação de empresas do segundo ciclo de incubação, as boas vindas aos 40 novos residentes do Coworking Rio Criativo e lançamento do novo portal da Incubadora. Todos os quatro andares estarão ocupados com atividade paralelas, produzidas pelas empresas incubadas exclusivamente para o evento.

 

O Festival Local de Economia Criativa acontecerá na sede da Incubadora Rio Criativo, no Centro (Foto: Caru Ribeiro)

 

Cada andar da IRC será destinado a uma programação específica: o 5º andar será ocupado por marcas de moda que fazem parte do circuito carioca; o 6º andar terá os produtores gastronômicos da Junta Local, empresa incubada do Rio Criativo; no 7º andar haverá a mesa "Gênero Importa?", que pretende divulgar dados sobre empoderamento feminino, encontro da Rede RING (Rede de Independente de Games) com a mesa "A indústria Local de jogos digitais no Rio de Janeiro", painel com os roteiristas e produtores da série Terminadores, recentemente comprada pelo Netflix, Cineclube Rio Criativo com a exibição do filme "A Batalha do Passinho", Nos corredores, os jogadores poderão experimentar os games que estão sendo desenvolvidos pelas produtoras locais e assim, colaborar com o desenvolvimento dos mesmos. No 8º andar, onde está localizado o Lounge, acontece o lançamento do novo portal da Inc. Rio Criativo; teremos também a graduação das empresas incubadas do segundo ciclo, apresentação do programa Cidades Criativas RJ, talk com Guilherme Velho, José Aranha da Associação Nacional de Parques Tecnológicos e Gabriel Pinto da FIRJAN e a chegada as novas empresas residentes do Coworking Rio Criativo.

 

A Incubadora Rio Criativo, através de suas iniciativas e programas, e agora com a realização do primeiro FLEC, segue firme no propósito de estabelecer o Rio de Janeiro como um pólo nacional do empreendedorismo criativo. Confira abaixo a programação completa.

 

Sobre a Incubadora Rio Criativo

 

É um centro de inovação e colaboração que fortalece redes de empreendedores da Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é posicionar essa nova economia como um dos eixos centrais do desenvolvimento sócio econômico.

 

Instalada em 2.500 m2 no centro do Rio - auditórios, terraço para eventos, salas de reunião, escritórios privativos, espaços de coworking -, a IRC oferece atividades gratuitas de formação empreendedora e geração de negócios para 5.000 agentes culturais por ano.

 

Oficinas e consultorias abordam planejamento estratégico, gestão de negócios, mobilização de recursos, assessorias financeira e jurídica e comunicação.

 

::PROGRAMAÇÃO::

 

Lounge

 

14h - Abertura
14:30h - Lançamento e apresentação do novo portal Rio Criativo
15h - Apresentação de resultados de 2015 e 2016
15:15h - Pitching das empresas graduadas no 2º ciclo
15:45h - Graduação de empresas incubadas no 2º ciclo
16h - Apresentação do programa Cidades Criativas RJ
16:30h - Talk com José Aranha - ANPROTEC (a confirmar)
16:45h - Talk com Guilherme Velho
17h - Talk com Gabriel Pinto - Firjan
17:15h - Boas vindas aos novos residentes do Coworking Rio Criativo
19h - Encerramento e apresentação performance visual - live cinema - com o artista Diego Bragança

 

7º andar - auditório

 

13h - Mesa e divulgação de dados sobre empoderamento feminino do projeto "Gênero Importa?"com a Clave de Fá
14:30h - Encontro da Rede RING - "A indústria Local de jogos digitais no Rio de Janeiro" com a Dumativa Creative Studio, Fableware e Empresas do RING
17h - Painel "Terminadores" com a Maquinário Narrativo com e para produtores audiovisuais, roteiristas e estudantes de audiovisual
18:30h - Cineclube RC apresenta "A Batalha do Passinho" da Osmose

 

Corredor

 

Demonstração de games sendo desenvolvidos atualmente para desenvolvedores, investidores e estudantes

 

6º andar

 

-Expositores da Junta Local com feira de comidas e bebidas> (durante todo o evento)
-Intervenção literária com a Piraporiando para crianças de 5 a 9 anos > (durante todo o evento)
-#APERTE O PLAY com a TheLírios - Oficina de Produção Audiovisual Criativa para adolescentes de 10 a 14 anos > das 15h às 18h
-Flashday Tatoo com o estúdio Café Preto Tattoo - Faça sua tatuagem na hora! > (durante todo o evento)

 

5º andar (durante todo o evento)

 

Feira de moda feminina, masculina e acessórios com as marcas RUTH'Z + odyssee + O Gue + Grimmer + Dois Versos + Sistasoul 022 + Mescla + ballerina / d.camiseta + KAAPORA DESIGN + Sebastiana + Nasérie + Sophos Rio Artesanal + Fridoka + Think Blue Upcycling Feminino + Quintal Româ

 

Serviço:

 

FLEC - Festival Local de Economia Criativa
Local: Incubadora Rio Criativo
Endereço: Rua Frederico Silva - 5º ao 8º andar
Data: 19/11, sábado
Horário: 13h às 20h
facebook.com/riocriativo / @riocriativo


 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________