Cultura

Notícias

Palácio laranjeiras: cenário para locações cinematográficas

 03/08/2016 - 15:45h - Atualizado em 03/08/2016 - 15:53h

Antiga residência da família Guinle é valorizada pela sua arquitetura: patrimônio histórico


O Palácio Laranjeiras não foi palco apenas de fatos políticos que marcaram a vida social do país como, por exemplo, a assinatura do AI-5, pelo ex-presidente Arthur da Costa e Silva. O palacete foi, também, o cenário escolhido para rodar vários filmes e seriados de televisão. Sua bela fachada inspirada no Cassino de Montecarlo e os ambientes luxuosos que misturam estilos art-déco e art-nouveau atraíram produções das mais diversificadas. Quando as obras de restauro, com recursos da Petrobras e outras empresas, forem concluídas, o palácio receberá um novo empreendimento: a abertura ao público com visitas guiadas.

 

Entre 1998 e 1999, algumas cenas do seriado Mulheres, foram filmadas no Laranjeiras. A produção mostrava a vida das médicas Martha Corrêa Lopes (Eva Wilma) e Cristina Brandão (Patrícia Pilar) e o cotidiano de uma clínica especializada em atendimento a mulheres. As minisséries Cinquentinha, Maysa – Quando Fala o Coração (ambas de 2009) e Na Forma da Lei (2010), também tiveram algumas cenas no palacete.

 

Partes dos filmes Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009) e Tropa de Elite II (2010) foram filmadas na antiga residência da família Guinle. Cenas das novelas Viver a Vida e Cama de Gato (2009-2010), Escrito nas Estrelas (2010) e Cordel Encantado (2011) também foram registradas no ambiente. A última produção no local foi A Regra do Jogo (2015-2016), quando a personagem Atena (Giovanna Antonelli) deixou um hotel após aplicar um golpe.

 

Além da Petrobras, outras 12 empresas custearam as obras do Palácio Laranjeiras: Ambev, Bradesco, Bradesco Seguros, Cedae, CSN Energia, Gás Natural Fenosa / CEG Rio, Eletrobras Furnas, Light, MRS Logística, Instituto CCR, EDF Norte Fluminense e Vale.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________