Administração Penitenciária

Notícias

2ª Semana Estadual do Bebê do Rio de Janeiro realiza abertura oficial no Complexo Penitenciário de Gericinó

 29/11/2016 - 16:34h - Atualizado em 29/11/2016 - 16:56h
 » Carolina Motta e Vanessa Oliveira

A ação acontece na Unidade Materno Infantil (UMI)


Pelo segundo ano consecutivo e com mais palestras, debates e oficinas educacionais sobre a situação das gestantes, mães e bebês no sistema prisional, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, o Instituto Masan, UNICEF, RGE, RioSolidario, Rede Nacional da Primeira Infância, Fundação Xuxa Meneghel, Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) e a Rede Não Bata, Eduque, iniciou a 2ª Semana Estadual do Bebê do Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira, 28 de novembro, na Unidade Materno Infantil (UMI), no Complexo Penitenciário de Gericinó.

 

O evento, que acontece entre os dias 28 a 2 de dezembro, tem como objetivo promover oficinas e palestras sobre temas como direitos das gestantes, violência doméstica, e cuidados com o bebê. Dentre as atividades que serão desenvolvidas estão à confecção de bonecas de tecido, uma oficina sobre leitura para bebês, entre outros. Também há o encontro de autoridades do poder judiciário e executivo, que participarão de uma roda de escuta das mulheres em situação de prisão.

  

Além disso, a grande novidade desse ano é o casamento entre detentas e seus companheiros, que estão em liberdade. A cerimônia será tradicional com cortejo, vestido de noiva, cerimônia religiosa e bolo.

  

Após a apresentação do grupo de teatro Culturarte do Instituto Masan, a diretora da unidade, Ana Christina Faulhaber, abriu a semana de eventos. “Essa semana é muito importante para que possamos refletir sobre a mulher no cárcere e a influência na prisão na vida de seus filhos. Essa união de parceiros é importante para que a mudança ocorra”, disse.

 

 A representante da Fundação Xuxa Meneghel e da Rede Não Bata, Eduque, Amanda Vilela, ressaltou o compromisso do evento. “Acreditamos que essa é uma ação que marca a visibilidade e busca melhorar os direitos das mães e bebês. Que esse ano tenha ainda mais sucesso”, falou.

 

 Segundo a representante da Rede Nacional da Primeira Infância, Simone Valadares, essa reunião nos conecta para o crescimento. “Estamos juntos desde 2015 e desde então, estamos nos fortalecendo para observar e aumentar as explicações sobre a primeira infância”, disse.

 

Para Imaculada Pietro, da Unicef, essa é uma oportunidade de diálogo. “Estamos aqui buscando que esses primeiros anos de vida sejam os melhores possíveis, como para qualquer outra criança. Queremos garantir direitos e melhorias”, afirmou.

 

 

Desde 2012 realizando projetos que tem por objetivo fortalecer o vínculo entre mãe e filho na UMI, o Instituto Masan, através da presidente Adriana Pinto, agradeceu a parceria com a Seap. “É um orgulho fazer parte desse projeto. Temos aqui um trabalho reconhecido e que gera muitos benefícios. Aproveitem”, reforçou.

 

A representante das Varas da Infância e Juventude, Eliana Olinda Alves, explicou a importância deste evento em uma unidade prisional. “Esse afeto é responsável por gerar coisas boas. Desde o ano passado, estamos tentando discutir e fazer a nossa parte para ajudar o sistema penitenciário”, disse.

 

A promotora de Justiça e A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Execução Penal (CAO), Andrezza Duarte Cançado, falou do prazer de participar do evento e da disponibilidade de ajudar nas ações propostas. “É bom ver que o trabalho está sendo contínuo. Que sirva de reflexo tanto interna, quanto externamente, para o público saber o que é feito e o que precisa ser feito aqui na unidade. Podem contar sempre comigo”, garantiu.

 

O subsecretário de Tratamento Penitenciário, Gilson Nogueira, falou do trabalho que vem sendo realizado. “É bom ver que os órgãos não são somente fiscalizadores, mas também parceiros, que nos ajudam a realizar uma semana como esta. Temos que fazer nossa parte para melhorar a cada dia as unidades prisionais do Estado”, concluiu.

 


  • Fotos

  • Abertura da II Semana do Bebê (7).JPG

    11 fotos | 29/11/2016

    2ª Semana Estadual do Bebê do Rio de Janeiro realiza abertura oficial no Complexo Penitenciário de Gericinó



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________