Imprensa RJ

Notícias

Ambiente

Inea promove mutirão de limpeza na Praia de Itaipu

 12/06/2018 - 14:18h - Atualizado em 12/06/2018 - 14:18h
 » Ascom da Secretaria do Ambiente


A Reserva Extrativista Marinha (Resex) de Itaipu e o Parque Estadual da Serra da Tiririca, administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveram, no sábado (9/6), um mutirão de limpeza na Praia de Itaipu e do fundo marinho da Resex de onde foram recolhidos cerca de 200 quilos de resíduos. A atividade fez parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 5 de junho).

 

A ação contou com duas embarcações do Inea que deram apoio aos mergulhadores que recolheram, do fundo do mar, restos de redes de pesca, garrafas PET, pilhas, pneus, linhas de pesca, dentre outros objetos. Um dos objetivos da limpeza foi mostrar à população o lixo que fica submerso e que provoca grandes problemas à fauna marinha que, muitas vezes, morre sufocada por plásticos, guimba de cigarros e outros objetos lançados no mar.
 

 

- Esta atividade teve o objetivo de mostrar ao frequentador da praia a importância de descartar o seu lixo adequadamente, não permitindo que ele vá parar no fundo do mar - ressaltou o gestor da Resex de Itaipu, Carlos Henrique Martins.
 

 

A Resex Itaipu foi criada em 2013, em Niterói. Primeira unidade de conservação estadual dessa categoria, compreende a área marinha adjacente às praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga, e a Lagoa de Itaipu, com área de cerca de 3.943,28 hectares.
 

 

Dentro dos seus limites, ficam asseguradas, em conformidade com os regulamentos específicos estabelecidos pelo seu Conselho Deliberativo, as pescas amadora e a artesanal praticada por pescadores de forma tradicional, sendo proibida a pesca industrial, a pesca predatória e o descarte de água de lastro ou óleo.

 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________