Imprensa RJ

Notícias

Ambiente

Praia da Bica tem melhor balneabilidade em 10 anos

 14/09/2017 - 08:25h - Atualizado em 14/09/2017 - 08:27h

Ações do governo ajudam no combate à poluição na Ilha do Governador


As análises da qualidade da água nas praias da Ilha do Governador feitas este ano, entre janeiro e agosto, trazem ótimos resultados para o litoral insulano. A Praia da Bica, uma das mais frequentadas da Ilha, revela a perspectiva mais animadora dos últimos 10 anos, segundo boletim divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O Estudo aponta que a água está própria para p banho desde o fim de janeiro, no trecho em frente à Rua Henrique Lacombe. O resultado foi positivo em 11 dos 13 boletins.


As praias da Ilha, assim como as de outros bairros do Rio, sofrem o impacto direto da poluição que chega diariamente à Baía de Guanabara, principalmente através de rios e galerias de águas pluviais contaminadas por despejo irregular de esgoto. Mas há também os contribuintes internos, como as chamadas línguas negras, que afetam diretamente os locais onde há despejo. Segundo Leonardo Daemon, coordenador de Monitoramento de Qualidade Ambiental do Inea, ações realizadas pelo Governo do Estado têm ajudado a combater a poluição na região.


– Nessa época do ano, há uma menor incidência de chuvas, o que por consequência reflete em melhores resultados de balneabilidade nas praias em geral. Mas na Praia da Bica, houve a construção de uma galeria de cintura, em ação conjunta com a prefeitura e a Cedae, para captar as saídas das galerias de águas pluviais que extravasavam nas areias da praia. Isso contribuiu para a melhoria da balneabilidade. Não se deve desconsiderar que ainda há muitas variações nos resultados de balneabilidade devido à influência da circulação das águas da Baía de Guanabara – explicou Daemon.


O tronco coletor de esgoto extinguiu seis línguas negras que saíam na praia. O coordenador aposta numa perspectiva de estabilidade na balneabilidade da praia, mas lembra que os resultados estão sujeitos a variações devido à chegada do período de chuvas, assim como das correntes marítimas de dentro da Baía de Guanabara.


Moradores comemoram a qualidade da água


As melhorias realizadas na Praia da Bica têm atraído mais frequentadores para a região da Ilha do Governador, e o comércio local é um dos beneficiados.


Moradora da Ilha há 55 anos, Eliane Feliz é frequentadora assídua da Praia da Bica, e comemorou a
boa notícia.

– É um avanço para todos. Mas a população precisa entender que também é preciso cooperar e não sujar o local – ressaltou Eliane.

Sua companheira de praia também se diz animada com os resultados.

– Estávamos na água quando de repente nos vimos cercadas por um cardume de peixes, foi lindo. Há anos isso não acontece, é a maior prova de que a nossa praia está voltando a ser o que era antes – contou Sandra Santos, moradora da Ilha há 15 anos.

Margareth Carvalho, de 56 anos, destacou a tranquilidade da praia.

– Aqui além de estar muito próximo a minha casa e não ter que enfrentar a distância para chegar nas praias da Zona Sul e da Barra, é muito seguro e tranquilo. O verão está chegando e com certeza estarei aqui muito mais tranquila com a água limpa. Nós merecemos – afirmou Margareth Carvalho, moradora do bairro há 37 anos.

Dona Nelma Silva, de 73 anos, nascida e criada na Ilha, aprovou a boa fase das águas.

– Não saio da minha Ilha jamais. É uma alegria ver a água assim. Frequento a praia desde criança – disse.

Segundo a atendente de um quiosque na praia, Roseane Silva, o comércio local já sente os resultados.

– Nosso movimento melhorou demais. Antigamente era difícil servir na areia, as pessoas vinham mais para sentar aqui no quiosque, almoçar, comer uma pizza etc. Hoje já vamos até a areia servir petiscos e água de coco para os banhistas – comemorou Roseane Silva.

 


  • Fotos

  • Praia da Bica apresenta melhor balneabilidade dos últimos 10 anos. Na foto, o comerciante do quiosque Mamma Mia, Luis Miguel.

    3 fotos | Ambiente | 13/09/2017

    Praia da Bica apresenta melhor balneabilidade dos últimos 10 anos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________