Delegacia vai investigar e combater o tráfico de armas

20/04/2017 - 17:56h - Atualizado em 20/04/2017 - 18:03h
 » Fernanda Domingues

Especializada em armamentos, munições e explosivos foi inaugurada

A Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) foi inaugurada nesta quinta-feira (20/4) na Cidade da Polícia. Os objetivos são investigar e combater o tráfico de armas de fogo. Além da alta cúpula da Segurança, estiveram no evento representantes do Drug Enforcement Administration (DEA) e o Escritório de Segurança Diplomática dos Estados Unidos e da Polícia Nacional do Paraguai.

Para o secretário de Segurança, Roberto Sá, mais do que combater o tráfico de armas, é preciso implantar penas mais duras para criminosos que portem armas de fogo. Segundo ele, o percentual hoje de morte por armas de fogo passa dos 70%.

– A Desarme vai fazer ainda mais do que era feito, porém é preciso ter consciência de que não está apenas nas nossas mãos e que a Legislação para esse tipo de crime precisa mudar. As penas são brandas. No Estado do Rio de Janeiro, a polícia apreende 25 armas por dia e um número absurdo de fuzis por ano. São nove mil armas por ano só no Rio de Janeiro – explicou o secretário.

A Desarme prevê parceria com agências internacionais e a Polícia Federal.

– O intercâmbio com outras Forças de Segurança nacionais e internacionais irá reforçar os esforços de Inteligência sobre o tema – disse o chefe de Polícia Civil, Carlos Leba.

A nova especializada – que tem como missão qualificar a investigação e o combate ao tráfico de armas de fogo no estado – terá 15 policiais, podendo chegar a até 35 em alguns meses.

– A investigação é a principal ferramenta para o combate ao crime organizado. Um trabalho integrado trará resultados impensáveis e proporcionará a preservação de vidas – afirmou o delegado da Desarme, Fabricio Oliveira.

Apreensões

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), somente em janeiro e fevereiro deste ano foram apreendidas 1.322 armas. Destas, 78 eram fuzis, 552 pistolas e 530 revólveres.

• Fotos

• Roberto Sá, secretário de Segurança