Hemorio será polo de vacinação contra a febre amarela

19/03/2017 - 15:57h - Atualizado em 19/03/2017 - 16:00h
 » Ascom/Saúde

Serão disponibilizadas 500 doses por dia e imunização será aplicada após a doação

A partir desta terça-feira (21/3), o Hemorio, unidade da Secretaria de Saúde, será um posto de vacinação contra a febre amarela. Os voluntários à doação que efetivamente doarem sangue ou forem considerados inaptos, após passar por triagem clínica, vão receber a dose da vacina. Não será possível apenas se vacinar no hemocentro: o candidato à doação deve, necessariamente, passar pela triagem para receber a vacina.

– Essa foi uma estratégia montada pela secretaria para que possamos evitar o desabastecimento de sangue em todo o estado, já que a pessoa que se vacina contra a febre amarela deve ficar quatro semanas sem doar – disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

O Hemorio tem capacidade para receber até 400 doadores por dia e abastece as emergências dos grandes hospitais da capital, maternidades e outras unidades de saúde. O hemocentro também envia sangue, quando necessário, para outras cidades. Com a vacinação em massa da população da Região Metropolitana, prevista para acontecer até o fim do mês, a tendência é que os estoques diminuam.

– Nessas quatro semanas, o vírus da febre amarela, que está presente na vacina, atenuado, ainda pode ser encontrado no sangue. Por isso, é de extrema importância que as pessoas doem sangue antes de serem vacinadas e a criação deste polo é uma solução eficiente para evitar esse desabastecimento – explicou o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Informações ao doador

Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas, pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.

Para doar sangue

É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum. Deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.

• Fotos

• Hemorio será polo de vacinação contra a febre amarela.

2 fotos | Saúde | 20/03/2017

Hemorio será polo de vacinação contra a febre amarela