Imprensa RJ

Notícias

Cultura

Theatro Municipal do Rio relembra antigos carnavais

 16/02/2017 - 16:19h - Atualizado em 16/02/2017 - 16:19h
 » Bete Nogueira

Visita guiada especial será aberta ao público no sábado (18/2)


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro realiza sábado sua visita teatralizada especial de Carnaval. Guiado por monitores fantasiados, o programa Theatro Municipal Relembra os Carnavais leva crianças e adultos para conhecer a evolução da festa popular desde o fim do século XIX, cujas mudanças tiveram como cenário a região da Cinelândia e da Avenida Rio Branco, onde está localizado o teatro.


Por ali passaram desfiles de ranchos, de grandes sociedades e dos cordões, que mais tarde viraram os blocos. Além de ouvir histórias, os visitantes serão convidados a cantarolar marchinhas e sambas, durante o trajeto entre os ambientes do teatro.


Este é o segundo ano da visita especial de Carnaval. A primeira experiência foi realizada em 2015, no Dia das Crianças, e teve boa aceitação do público.


Atualmente, o programa é apresentado nas duas datas, mas pode ser estendido ao longo deste ano. O grande cicerone desse passeio no tempo é o narrador caracterizado como o escritor João do Rio (1881-1921), que imortalizou os costumes e festas dos cariocas transformando em crônicas o que ele via nas ruas da cidade.


– Falamos da tradição das festas, retomamos a história da cidade e dos carnavais do início do século, incluindo o Theatro Municipal. As pessoas ficam encantadas ao cantar as marchinhas, fazem perguntas sobre a época dos grandes bailes. E escolhi João do Rio para ciceronear por ele ter vivido no início do século XX. Ele viu o Theatro Municipal ser inaugurado, fez parte da história do Rio e vivenciou as folias de rua – explicou a coordenadora de Projetos Especiais e Educativos do Municipal, Bruna de Carvalho.


Confira o roteiro do passeio


O percurso começa pelo Salão Assyrio, onde os anfitriões fazem uma breve introdução e conduzem os visitantes ao foyer do Balcão Nobre, espaço que abriga o piano de Chiquinha Gonzaga, que integra o acervo do Theatro Municipal. Ali ficam sabendo, entre outras coisas, que foi esta compositora quem inventou o gênero marchinha ao criar a canção Ó Abre Alas.


Na sequência, todos são acompanhados até a varanda Rio Branco, área aberta para a avenida, onde ouvem sobre os desfiles do corso – com foliões fantasiados passando, inicialmente, sobre carruagens enfeitadas alegoricamente e depois sobre calhambeques conversíveis – e também sobre as batalhas de confetes, esguichos de água e de lança-perfumes, quando os veículos se cruzavam perto da Avenida Beira-Mar, sobre os desfiles como o do Cordão da Bola Preta, que aconteceu pela primeira vez em 1918.


Sala de espetáculos


Mais adiante, todos são levados até a Sala de Espetáculos, onde eram realizados os Bailes de Gala entre os anos 1950 e meados de 1970. O tour termina na área externa, no Boulevard da Avenida Treze de Maio, com uma surpresa para os visitantes.


Serviço


Últimas apresentações: Sábado, às 11h e às 13h


Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Entrada pela Av. Treze de Maio, esquina com a Rua Evaristo da Veiga, Cinelândia


Preços:

Inteira – R$ 20

Meia-entrada – R$ 10

Número máximo de visitantes por grupo: 50 pessoas

Duração: 1h30

Informações: 2332-9191

Vendas na bilheteria
 


  • Fotos

  • Visita guiada no Theatro Municipal relembra antigos carnavais. Foto: Clarice Castro.

    3 fotos | Cultura | 16/02/2017

    Visita guiada no Theatro Municipal relembra antigos carnavais



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________