Imprensa RJ

Notícias

Segurança

Bope simula resgate no metrô para as Olimpíadas

 15/01/2015 - 19:47h - Atualizado em 15/01/2015 - 19:47h
 » Texto: Thaise Constancio // Foto: Clarice Castro

Sessenta homens da Unidade de Intervenção Tática participaram da ação


O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizou, nestas terça e quinta-feiras (13 e 15/1), na Estação Estácio do Metrô do Rio, treinamentos com foco na segurança da população e dos turistas durante as Olimpíadas de 2016. Divididos em duas equipes, 60 homens da Unidade de Intervenção Tática (UIT) simularam o resgate de reféns.

Considerado um dos maiores especialistas em negociação de conflitos da polícia fluminense, o sargento do Bope Glebson Ferreira de Lima explicou que, em um primeiro momento, parte da equipe negocia com o sequestrador, enquanto os demais fazem o reconhecimento do local. Se houver necessidade, em seguida são utilizados equipamentos não-letais, como balas de borracha e gás lacrimogêneo. A entrada tática nos veículos de transporte público é a última etapa do processo de resgate.

- Desde 2000 o Bope troca conhecimentos com tropas especiais de todo o mundo. Os equipamentos que usamos são os mesmos. Treinamos mirando os grandes jogos, mas o nosso objetivo maior é salvar vidas - afirmou o sargento Glebson.

No treinamento, os agentes usam equipamento completo, como seria em uma situação real: colete, escudo, capacete, óculos protetor, máscara e armas modernas. A ação no metrô do Rio foi baseada em estudos de casos antigos nacionais ou internacionais, e no intercâmbio feito entre o Bope e polícias táticas de outros estados e países.

Na próxima semana, os policiais do Bope participarão de um simpósio com policiais de operações especiais de todo o Brasil. Ainda este ano, haverá um intercâmbio com agentes da SWAT (polícia especializada) de Miami, nos Estados Unidos. 


  • Fotos

  • Bope realiza treinamento no Metrô com foco nas Olimpíadas de 2016.

    11 fotos | Segurança | 15/01/2015

    Bope realiza treinamento no Metrô com foco nas Olimpíadas de 2016



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________