Imprensa RJ

Notícias

Segurança

Bope comemora bom desempenho em competição nos Estados Unidos

 12/11/2012 - 15:23h - Atualizado em 12/11/2012 - 15:27h
 » Esther Medina

Agentes da tropa de elite da PM foram os únicos representantes brasileiros no Urban Shield


Após participar, pela primeira vez, do Urban Shield – badalado treinamento de caráter competitivo na área de segurança realizado nos Estados Unidos – o Grupo de Resgate e Retomada (GRR) do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (Bope) comemora o bom desempenho no evento, que aconteceu entre os dias 26 a 29 de outubro, na Califórnia, e que reuniu policiais, bombeiros e paramédicos americanos e de outras nacionalidades.

Composta por oito agentes, a tropa brasileira enfrentou exercícios de simulação em 32 situações catastróficas como desastres naturais, atentados terroristas, sequestros, incêndios, explosões, entre outras ameaças que colocam em risco a segurança das populações.

– As simulações eram realizadas em espaços públicos, com equipamentos e armamentos de verdade e com a participação de mais de 4 mil voluntários. Tivemos a oportunidade de participar de ações com as quais não lidamos, como, por exemplo, a retomada de aeronaves sequestradas, situações de ameaças biológicas, ataques terroristas com produtos químicos e explosivos e vazamentos de produtos radioativos. Nós nos saímos bem nos exercícios e fomos muito elogiados pelos agentes americanos – afirmou o capitão Thiago Matos, líder da equipe.

Os agentes do GRR do Bope foram convidados a participar do evento em função de sua experiência em situações graves que demandam estratégias e intervenções táticas. A equipe contou com o apoio de tradutores durante todo o treinamento e teve a chance de se integrar com policiais estrangeiros.

– Embora não dominássemos a língua inglesa, conseguimos nos integrar com os policiais e profissionais que participaram do treinamento. Havia até uma equipe de policiais da Jordânia. Foi uma experiência enriquecedora e aprendemos muito lá. Percebemos que o nosso trabalho é conhecido e admirado nos Estados Unidos. Todos já conheciam a ação do Bope no Rio de Janeiro. Ficamos muito orgulhosos – disse o capitão Matos.

Origem do Urban Shield

O Urban Shield foi criado pela polícia americana após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. O objetivo do evento é proporcionar a troca de experiências entre policiais, bombeiros, paramédicos e outros profissionais das áreas de segurança, além de avaliar as técnicas e habilidades dos participantes em casos de emergências urbanas. O treinamento também tem a função de aperfeiçoar as equipes em atendimentos e planejamentos de situações de emergência e catástrofe.
 


  • Fotos

  • Equipe do Bope comemora bom desempenho em treinamento competitivo nos EUA. Bope e Alameda.

    5 fotos | Segurança | 12/11/2012

    Equipe do Bope comemora bom desempenho em treinamento competitivo nos EUA



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________