Imprensa RJ

Notícias

Segurança

Equipe do Bope disputa competição internacional de segurança

 28/10/2012 - 10:36h - Atualizado em 28/10/2012 - 11:01h

Tropa de Elite da PM representa o Brasil em treinamento nos Estados Unidos até esta segunda-feira (29/10)


As habilidades dos homens do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro serão postas à prova em um dos maiores exercícios em segurança do mundo. É a primeira vez que uma tropa brasileira é convidada a participar do Urban Shield, o treinamento de caráter competitivo criado nos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro de 2001. Promovido pelo Departamento de Polícia de Oakland, o exercício acontece na Califórnia, até a esta segunda-feira (29/10).

O Urban Shied busca preparar policiais, bombeiros, paramédicos, entre outros profissionais das áreas de segurança e primeiros socorros, para atuar em qualquer tipo de evento ou incidentes críticos. Durante 48 horas ininterruputas, os participantes precisarão enfrentar 38 situações catastróficas, como incêndios, desastres naturais, atentados terroristas, entre outras ameaças externas. Cerca de 4 mil voluntários participam do evento.

A equipe do Bope, composta por oito integrantes do Grupo de Resgate e Retomada (GRR), embarcou no dia 23 de outubro para os EUA. Acostumados a atuar em ocorrências graves, os policiais que fazem parte da unidade de intervenção tática da Tropa de Elite da PM, são especialistas em ações de resgate de reféns.

- Esse grupo já tem uma rotina de treinamentos específicos. A nossa atividade exige isso. Temos treinado exaustivamente para poder representar da melhor forma possível o nosso estado e o nosso país. Nós queremos mostrar que somos tão capazes quanto qualquer outra tropa lá fora - afirmou o capitão Thiago Matos de Carvalho, chefe da equipe.

O Urban Shield desafia as qualificações, conhecimentos e habilidades de todos os que participam. O exercício capacita os policiais a avaliar velocidade e eficácia de atendimentos, eficiência de recursos, testar a adequação de políticas regionais, planos e procedimentos em casos de grandes emergências urbanas. O objetivo é que as equipes sejam preparadas para todos os aspectos de respostas no setor de emergências em catástrofes.

Preparação para os grandes eventos

Há 13 anos no Bope, o sargento Luiz Lima, de 38 anos, participou das negociações de um dos episódios mais marcantes na crônica policial do Rio: o sequestro do ônibus 174. Como o mais experiente da equipe, ele garante que o grupo está preparado para o que vai enfrentar nos EUA.

– Já ficamos 10 dias direto em combate durante uma guerra na Rocinha. Sabemos da nossa capacidade, do nível em que estamos e vamos disputar de igual pra igual – disse o sargento.

Para o soldado Jefferson Salvador Lira, de 30 anos, um dos mais jovens do grupo, o mais importante é poder aprender com a experiência.

– Estamos indo com a intenção de ganhar, mas o principal é poder trocar informações, adquirir experiências e tentar buscar o máximo de aprendizado com as outras tropas – afirmou o soldado.

A participação do Bope na edição 2012 do Urban Shield é mais uma etapa na preparação da tropa de elite para os grandes eventos esportivos que o Rio vai sediar.

 


  • Fotos

  • Equipe do Grupo de Resgate e Retomada do Bope embarca hoje para a California onde participa do Urban Shield, treinamento de caráter competitivo criado após o atentado de 11 de Setembro que visa enfrentar situações catastróficas como incêndios, desastres naturais e ataques terroristas

    10 fotos | Segurança | 23/10/2012

    Equipe do Bope participa do Urban Shield, na Califórnia



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________