Imprensa RJ

Notícias

Segurança

PM realiza simulação preventiva para Copa do Mundo e Jogos Olímpicos

 11/08/2012 - 15:12h - Atualizado em 11/08/2012 - 17:36h
 » Por Daniel Azevedo Porto

Efetivo de 200 homens participou da ação na Cidade Nova e em São Cristóvão


O comando de Operações Especiais (COE) e o MetrôRio realizaram na manhã de sábado (11/8) mais um evento teste visando a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O treinamento contra ações criminosas em eventos de grande porte contou com um efetivo de 200 homens, distribuídos entre policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) do Grupamento Aeromarítimo (GAM), além da equipe de seguranças do MetrôRio.

A simulação teve por objetivo treinar os policiais militares e as equipes da concessionária contra possíveis atos criminosos. A ação escolhida dessa vez foi um sequestro envolvendo 70 passageiros dentro de uma das composições do metrô. Após embarque na Central do Brasil, três sequestradores são identificados por agentes de segurança e interceptados entre as estações Cidade Nova e São Cristóvão - o sistema de energia é desligado, deixando o trem sem luz, ar-condicionado e com os trilhos desenergizados.

Enquanto policiais desciam do viaduto da Linha Vermelha de rapel, atiradores de elite foram colocados em pontos estratégicos, onde observavam a movimentação no vagão. Os criminosos usavam dois fuzis, uma pistola e uma bolsa contendo artefatos explosivos. De acordo com o roteiro montado pela Secretaria de Segurança, os supostos criminosos - um grupo extremista latino-americano - tinham a missão de explodir o Maracanã. O negociador da PM foi acompanhado por uma psicóloga, que era responsável por traçar o perfil dos terroristas. No fim do evento, o Bope conseguiu libertar os reféns sem disparar um tiro e em aproximadamente 30 minutos.

- Nossa meta é promover simulações de situações de extremas pelo menos uma vez por mês, até a realização de grandes eventos, principalmente em áreas sensíveis, como transporte, centros de convenções e centros esportivos - disse o porta-voz do Bope, major Ivan Blaz. 

Treinamento com vítimas é realizado pela primeira vez 

O treinamento contou com cerco ao local, negociações com tomada de reféns, socorro de vítimas e utilização de cães de faro. Os policiais do Bope também fizeram uma demonstração dos novos equipamentos adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública.

Pela primeira vez, uma tentativa de atentado terrorista foi utilizada nos treinamentos de preparação para os grandes eventos. Os outros seis exercícios anteriores não envolveram vítimas. Para evitar transtornos para a população, a simulação ocorreu eu uma linha que não é utilizada durante os fins de semana e os usuários foram informados previamente através de avisos sonoros nas estações.


  • Fotos

  • PM e MetrôRio realizam simulação preventiva para os grandes eventos.

    13 fotos | Segurança | 11/08/2012

    PM e MetrôRio realizam simulação preventiva para os grandes eventos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________