Defensoria Pública

Notícias

Defensoria Pública

Petrópolis recebe projeto de capacitação em Direitos da DPRJ

 11/05/2016 - 13:29h - Atualizado em 11/05/2016 - 13:29h
 » Bruno Cunha

Evento no município marcou o início da interiorização do programa, encampado como um projeto institucional


O seminário "A Defensoria Pública Cumprindo o Seu Papel na Educação" chegou à Universidade Católica de Petrópolis (UCP), na segunda-feira (2), com palestras voltadas à capacitação em direitos para professores, diretores e demais atores do sistema de ensino nas escolas estaduais e municipais, como os conselheiros tutelares. O evento no município marcou o início da interiorização do programa, encampado pela Defensoria Pública como um projeto institucional.

 

Nessa primeira edição na Região Serrana, realizada em parceria com a secretaria municipal de Educação e com a Coordenadoria Regional Serrana do Estado, cerca de 400 pessoas estiveram presentes no evento, que começou com um credenciamento acompanhado de café de boas vindas. Em seguida, às 9h, ocorreu a abertura do seminário com palestra inaugural da idealizadora e coordenadora do projeto, defensora pública Sabrina Azevedo Castro de Carvalho, titular do Núcleo de Primeiro Atendimento de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

 

O cronograma seguiu com palestra do secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, coronel Rafael José Simão, sobre prevenção de tragédias naturais e a importância da educação ambiental, incluindo direitos e deveres em situação de calamidade pública.

 

- É um evento de grande importância pela consolidação da função da Defensoria Pública no que tange à Educação em Direitos, no qual pudemos esclarecer a todos os presentes sobre as mais variadas questões comuns ao universo escolar. Junto a essas pessoas, que serão as multiplicadoras do conhecimento adquirido, conseguiremos reduzir o subregistro e a ocorrência de buylling e maus tratos à criança e ao adolescente - destaca a defensora pública Marilia Gonçalves Pimenta, titular do Núcleo de Família, Infância, Juventude e Idoso de Petrópolis.

 

O seminário também contou com palestra sobre violência doméstica e segurança pública proferida pela titular da 105ª DP (Petrópolis), delegada Juliana Ziehe, e pela psicóloga e analista superior em gerência executiva do INSS em Petrópolis, Aline Cristina Rosa. Temas como a prevenção de doenças na Infância e Juventude, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, assédio moral e bullying também estiveram na mesa de debates.

 

Ao meio-dia houve pausa para o almoço, com retorno às 13h30, e, às 16h30, encerramento com sorteio de brindes e confraternização. Realizado pela DPRJ, através da Coordenação do Interior, o seminário teve o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Fesudeperj).

 

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

 

Fotos: Erick Magalhães, disponíveis no Flickr.




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial