
Com o objetivo de promover melhorias no atendimento ao cidadão, a partir desta segunda (04/12), a Central de Atendimento telefônico do Vale Social funcionará em horário ampliado, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Através dos telefones (21) 2333-8650/ 8651 /8625, é possível tirar dúvidas sobre como adquirir o benefício e o andamento do processo.
Além disso, também faz parte das medidas adotadas pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana o reforço na equipe do setor, que passou a contar com dez novos profissionais. Também estão em andamento a modernização do sistema de solicitação do benefício e a reforma do posto localizado na Central do Brasil, a fim de proporcionar maior comodidade à equipe e à população.
O Vale Social é concedido a pessoas com deficiência (física, auditiva, visual ou mental) e doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção possa acarretar risco de morte. A gratuidade é válida para transportes de competência estadual (rodoviário intermunicipal, metroviário, ferroviário e aquaviário).
Para dar entrada no benefício, que está em vigor em todo o Estado do Rio de Janeiro, é necessário comparecer a um dos mais de 200 postos de atendimento (https://www.rj.gov.br/transporte/sites/transporte/files/arquivos_paginas/Endere%C3%A7os%20dos%20Postos.pdf), incluindo as unidades do Programa Rio Poupa Tempo, unidades da Fundação Leão XIII, Associação Pestalozzi, entre outros.