
Os usuários do sistema ferroviário devem ativar ou regularizar o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) para garantir a Tarifa Social. A ação conjunta entre RioCard Mais, SuperVia e governo do estado registrou, até o dia 10 de fevereiro, mais de 152 mil pessoas atendidas. Quem já possui o BUI e precisa regularizá-lo tem as seguintes opções: ir a uma loja da Riocard Mais, acessar o site www.cartaoriocard.com.br ou utilizar o assistente virtual Tomais pelo whatsapp (21) 2127-4000.
SERVIÇO
Lojas Central do Brasil: de 6h às 20h;
Lojas Méier, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Campo Grande: de 7h às 19h;
Postos nas estações São Cristóvão, Maracanã e Deodoro: de 7h às 19h;
Demais Lojas Riocard Mais: de 7h às 19h.
Tarifa Social do Trem
Ter um cartão Riocard Mais habilitado no BUI é exigência para acesso à tarifa social de R$ 5 no trem do Rio de Janeiro. A partir do dia 09 de fevereiro, quem estiver usando o cartão pré-pago da SuperVia com a tarifa antiga deverá complementar o valor no total de R$ 7,40. Já o passageiro que estiver com o cartão unitário carregado com o valor antigo terá até o dia 03 de fevereiro para comparecer à bilheteria e substituir o cartão por outro com a o novo valor.
Quem tem direito ao desconto da Tarifa Social?
Para ter direito ao desconto da Tarifa Social, é preciso atender aos seguintes requisitos: ter entre 5 e 64 anos; ganho mensal até R$ 7.507,49; e possuir um cartão Riocard Mais habilitado no Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e vinculado ao próprio CPF. Quem trabalha sem carteira assinada ou não possui renda também tem direito ao benefício.
O passageiro que já tem o cartão com o Bilhete Único ativado não precisará fazer nenhuma alteração. Para aqueles que usam Vale-Transporte associado à empresa, basta acionar o RH em seu local de trabalho.
Como cadastrar o benefício do Bilhete Único Intermunicipal (BUI)?
>> Para quem tem o cartão Vale-Transporte e não tem o BUI:
Os clientes devem procurar a empresa onde trabalham e solicitar o benefício.
>> Para quem não tem cartão Riocard Mais:
O caminho mais indicado é procurar uma das lojas Riocard Mais ou os postos de atendimento especial em estações da SuperVia. São 15 lojas da Riocard Mais na região Metropolitana, e cinco delas (Central do Brasil, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Campo Grande e Méier) já contam com equipe reforcada. Os endereços das unidades podem ser consultados em https://ondeestamos.riocardmais.com.br/
>> Para o cliente que tem o cartão Expresso e não está cadastrado no sistema Riocard Mais e nem no BUI:
1) Entre no site da Riocard Mais. Em seguida, acesse a seção “Para você” e clique no menu “Cadastrar-se”.
2) Preencha o formulário com as informações exigidas (este é o seu cadastro no sistema Riocard Mais).
3) Associe o seu cartão Riocard Mais ao seu CPF.
4) Acesse o site www.riobilheteunico.com.br/declaracao e realize a declaração de renda para ter direito ao BUI.
5) Retorne ao site e entre com o seu login e senha na seção “Para você”. Depois, siga estas etapas: no menu, usuário> consulta e alteração> clique no seu nome> alterar> habilitar bilhete único> gravar.
Em caso de dúvida, consulte o vídeo a seguir com o passo a passo de como habilitar o Bilhete Único Intermunicipal: https://youtu.be/JXiioAC98Pc