De porteiro no Leblon a ajudante no porto de Niterói

Jonathan Cadete da Silva tem muitos sonhos e tem se empenhado para conseguir aquilo que quer. Aos 26 anos, resolveu trocar de emprego recentemente e encarar um novo desafio. Por meio da indicação de amigo, que já conhecia o Sistema Nacional de Emprego (Sine), ele procurou o posto próximo à sua residência, e foi encaminhado para uma vaga de ajudante de carga e descarga no porto do município de Niterói.
Morador do Jardim Catarina, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, o jovem trabalhava como porteiro no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, mas estava incomodado com o fato de não poder continuar seus estudos e conseguir ingressar numa faculdade de engenharia.
“O horário era muito ruim. Tinha que sair de São Gonçalo às 5 horas para chegar às 6h no trabalho. Depois, retornava para casa às 16 horas, mas só conseguia estar em casa às 19 horas, e muito cansado. Não tinha ânimo para nada”, explica.
A partir dessa situação, Jonathan resolveu correr atrás de uma nova oportunidade que permitisse unir trabalho e tempo para estudo e capacitação. A ida ao posto Sine de São Gonçalo foi fundamental para o surgimento de uma nova chance:
“Com eu já tinha um emprego, pude ser mais seletivo na escolha da vaga. Como auxiliar de carga e descarga da Unidade Catering tenho mais tempo disponível para prosseguir com meus estudos. Já fiz vários como Informática, Distribuição e Logística, Básico de Excel, entre outros. Tudo gratuito e online”, comemora.
Em seu novo emprego, Jonathan da Silva fica disponível para quando a empresa precisa carregar ou descarregar os navios no porto de Niterói. Com isso, no tempo que sobra, o jovem aproveita para investir na sua capacitação e aprimoramento, tal como a habilitação para dirigir.
A história do jovem é um exemplo de como as ações da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, através da oferta de vagas de emprego, permitem que jovens caminhem em direção aos seus sonhos:
“Sei o quanto é importante estar antenado para as novas oportunidades. O mundo gira muito rápido e não podemos deixar as chances passarem. Quero muito me formar e conseguir um emprego tranquilo e estável. O trabalho que consegui através do Sine vai permitir que eu me sustente e possa finalmente realizar o meu sonho de terminar o curso superior”.