play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94.1FM

Ações e Programas

Enfrentamento à Violência contra a Mulher 

Temática 1- Acolhimento aos Familiares de Vítimas de Feminicídio  
Oferece por meio do Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio acolhimento emergencial social e psicológico, com o acompanhamento do acesso à rede especializada de atendimento.

Temática 2 - Conscientização social dos crimes de violência contra mulher
Busca promover uma conscientização social sobre os crimes de violência contra mulher visando a desnaturalização desse tipo de violência, com ações como palestras, campanhas, confecção de material informativo e treinamento de multiplicadores.

Temática 3 - Crimes Sexuais em Ambientes Públicos e Privados 
Combate às práticas de violência contra à mulher ocorridos em ambientes de circulação pública ou privada por meio de treinamentos, campanhas, palestras e produção de material informativo.

Temática 4 -  Sensibilização do público masculino sobre o tema da violência contra a mulher 
Coibir a perpetuação de uma cultura de violência contra a mulher por parte do público masculino, buscando evitar a reincidência desse tipo de comportamento agressor, com a realização de palestras, campanhas e divulgação de material informativo.

Autonomia da Mulher

Temática 1: Acesso e Permanência no Mercado e Promoção do Trabalho Sustentável da Mulher - Reformulação do Programa Desenvolve Mulher

Tem o objetivo de promover o acesso e permanência da mulher no mercado de trabalho por meio da geração de trabalho e de renda sustentável. Procura oferecer alternativas laborais e econômicas para a mulher.

Temática 2: Fomento dos Negócios da Mulher e Incentivo ao Empreendedorismo Feminino - Desenvolvimento do Programa Mulher Líder RJ – Autonomia Econômica da Mulher em Políticas Públicas

Visa oferecer capacitação, orientação, mentoria, acompanhamento de ações de curto-prazo e certificação a lideranças femininas de municípios selecionados.

Temática 3: Revisão das ações inerentes à Lei Estadual nº 9.137/2021, que cria o Selo Empresa Amiga da Mulher

Revisar condicionantes da normativa

Temática 4:  Integração SecMulher/COSUD para Grupo de Trabalho Mulheres e Cidadania

Representação da SEM na integração de grupo de trabalho “Mulheres e Cidadania “

 

Articulação Institucional 

Temática 1: Assessoramento e Capacitação ao corpo técnico e de gestores dos municípios

O que trata: Oferta, pelo estado, de capacitação e assessoramento para técnicos e gestores que atuam nas políticas e serviços de atenção à mulher nos municípios.

Temática 2: Fomentar a formação e a articulação de redes de atenção e proteção à mulher

O que trata: Diagnosticar e mapear a oferta de políticas e serviços para as mulheres, estreitando o relacionamento da gestão estadual com atores e instituições envolvidas, articulando e fomentando a formação e o fortalecimento de redes.

Temática 3: Sistematizar e monitorar a implementação e os resultados de políticas para mulheres.

O que trata: Identificar os principais problemas, bem como suas estatísticas, relacionando-os com políticas, programas e serviços ofertados às mulheres, monitorando seus resultados.

Temática 4: Formular e implementar políticas afirmativas, ampliando os espaços ocupados por mulheres

 

Gestão de Processos 

Temática 1: Gerenciar/monitorar Cooperações Técnicas, Convênios e congêneres. 

O que trata: Integração e compilação dos indicadores de resultado e entregas, bem como apoiar no planejamento e elaboração dos planos de trabalho, termos e prestação de contas.

Temática 2: Gerenciar os processos e procedimentos dos Programas, Projetos e Ações da SEM. 

O que trata: Produção de entendimentos voltados à priorização do controle de resultados

Temática 3: Gerenciar o processo e procedimentos de captação de recursos. 

O que trata: Ações estratégicas relacionadas aos conteúdos programáticos dos Ministérios, visando identificar, pesquisar e firmar instrumentos para recebimentos de recursos oriundos do Governo Federal.

Temática 4: Mapear e gerir os dados produzidos em ações diretas e indiretas das Superintendências.  

O que trata: Sobrepor dados e harmonizar informações de diferentes tipos de serviços, programas e projetos, permitindo a troca de dados, sem perda de informações, entre diferentes tipos.