A proteção integral da mulher é prioridade para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado da Mulher foi criada para atuar na prevenção da vulnerabilidade às situações de violência; para estar presente em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro com ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e para a promoção de sua autonomia social e econômica. Nossa a missão é promover a dignidade, a cidadania e a autonomia das mulheres fluminenses.
A Secretaria de Estado da Mulher tem o objetivo de atuar em parceria com as demais secretarias e órgãos do Governo, que já têm muitas e boas políticas públicas voltadas para o público feminino. A proposta é que essas iniciativas sejam ampliadas e aperfeiçoadas. Para isso, é necessário estar próximo da sociedade civil, da iniciativa privada, dos parlamentares e das demais entidades de forma a combater a violência e a garantir a autonomia econômica das mulheres.
SECRETÁRIA DE ESTADO DA MULHER
Heloisa Aguiar
Graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes, com especialização em Responsabilidade Social pela UFRJ. Foi presidente do RioSolidario - Obra Social do Governo do Estado de junho de 2021 a dezembro de 2022. Também atuou como analista de projetos junto a Cidadis Consultoria - Lidera Rio, em parceria com SEBRAE/RJ e o Instituto República. Entre 2009 e 2014 foi gestora no Terceiro Setor - Obra Social da Cidade do Rio e Instituto Superar.
SUPERINTENDÊNCIA DE AUTONOMIA ECONÔMICA DA MULHER
Visa promover a inclusão social e produtiva para a autonomia socioeconômica, a geração de recursos e o acesso ao trabalho das mulheres em situação de vulnerabilidade, em igualdade de condições. Pretende contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro.
Karoline Mendez
Atua há 20 anos na gestão pública, já liderou programas e projetos no governo do estado do Mato Grosso do Sul para mulheres no âmbito da inserção social e produtiva. No estado do Rio, esteve à frente de programa financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, implementado em territórios de favela para jovens, visando promover o desenvolvimento social e educacional. Coordenou programa voltado para a inclusão social de mulheres por meio do empreendedorismo.
SUPERINTENDÊNCIA DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL E POLÍTICAS TRANSVERSAIS
Implementar um trabalho em rede articulado e integrado, a superação da fragmentação das políticas públicas, por meio da oferta de ações conjuntas com outras políticas setoriais destinadas à proteção e à inclusão social e econômica da mulher, tendo a participação de todos os atores envolvidos para a consolidação dos direitos das mulheres do estado do Rio de Janeiro.
Aline Inglez
Servidora pública de carreira, especialista em Políticas Públicas e Gestão, graduada em Psicologia e pós-graduada em Psicologia Jurídica, ambas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mestrado e doutorado na área de Políticas Públicas pela ENSP/FIOCRUZ. Fez parte da primeira coorte do Programa Columbia Women's Leadership Network in Brazil, como bolsista do Instituto República, no ano de 2018. Atuou na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Políticas para Mulheres e Idosos/RJ como superintendente de Promoção dos Direitos Humanos e como subsecretária de Direitos Humanos, Justiça e Cidadania, entre 2016 e 2018.
SUPERINTENDÊNCIA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Tem como objetivo viabilizar princípios, diretrizes e ações de prevenção e combate à violência contra a mulher, ressignificar os padrões culturais de violência por meio do fortalecimento da rede socioassistencial e do sistema de garantia de direitos, nas esferas públicas e privadas.
Giulia Luz
Cientista social, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase em Antropologia. Possui Domínios adicionais pela PUC-Rio em Gestão e Avaliação de Políticas Públicas e Estudo das Cidades. Atua na interseção entre educação, direitos humanos, gênero e ciências sociais. Possui experiência com pesquisa e formulação de políticas públicas de prevenção às violências e promoção dos direitos de mulheres, crianças e adolescentes. Entre 2016 e 2019, atuou na Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG), onde teve a oportunidade de coordenador o Núcleo de Segurança Cidadã da pasta. Atualmente, faz especialização em Políticas Públicas e Justiça de Gênero na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO).