play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Estado do Rio de Janeiro realiza Conferência Estadual do Meio Ambiente

Estado do Rio de Janeiro realiza Conferência Estadual do Meio Ambiente
Estado do Rio de Janeiro realiza Conferência Estadual do Meio Ambiente

Evento reúne poder público, sociedade civil e setor privado para discutir emergência climática

Em março, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade irá, junto com representações da sociedade civil, setor público e setor privado, dialogar sobre a emergência climática durante a Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA-RJ). O evento, que acontecerá entre os dias 12 e 14/3 no Centro do Rio, é um processo participativo que contará com 47 municípios fluminenses. A iniciativa compõe a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e visa desenvolver propostas sobre governança climática.

– Este é um importante passo para a organização de estratégias de mitigação e adaptação dos municípios e do estado do Rio de Janeiro frente à emergência climática. Precisamos construir coletivamente uma agenda e governança climática multinível – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. 

Durante os três dias, serão construídas 20 propostas sobre 5 eixos temáticos: I) Mitigação; II) Adaptação e preparação para desastres; III) Transformação Ecológica; IV) Justiça Climática; e V) Governança e Educação Ambiental. As sugestões serão apresentadas na etapa nacional, por delegados eleitos durante a CEMA-RJ.

Como etapa preparatória, foram realizadas 47 Conferências Municipais/Intermunicipais do Meio Ambiente. Durante os eventos, foram eleitas as pessoas delegadas que representarão seus municípios na CEMA-RJ, além de cerca de 470 propostas que a população considera relevantes sobre os 5 eixos temáticos. 

Chamamento público

No dia 20 de fevereiro foi publicado o Chamamento Público nº 01/2025, por meio do qual a sociedade civil organizada poderá se inscrever para integrar esta edição da CEMA-RJ. Os interessados devem preencher o formulário disponível aqui até o dia 7 de março. O chamamento também pode ser acessado pelo Portal de Mudanças Climáticas do Estado do Rio de Janeiro.