×
Programa Mais Acesso a Especialistas é debatido na SES-RJ  
Oficina reúne representantes do setor da Saúde para facilitar a adoção do PMAE

Oficina reúne representantes do setor da Saúde para facilitar a adoção do PMAE

Representantes do setor de Saúde de municípios fluminenses, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e do Ministério da Saúde (MS) participaram nesta quinta-feira (13/3) de uma reunião para discutir a implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) do governo federal. O objetivo da oficina, que ocorreu no auditório da secretaria, foi o de debater os mecanismos para facilitar a adoção do programa que visa ampliar e tornar mais rápido o acesso de pacientes a consultas, ambulatoriais e exames em todo o país. 

O PMAE também propõe uma nova metodologia de gestão, garantindo a ampliação de recursos para a Saúde. A redução das filas e a otimização no atendimento são prioridades do programa. 

Entre as metas do programa está o estabelecimento de um prazo de 30 dias para atendimento, após o paciente passar pela Clínica da Família, ser encaminhado à atenção primária e, se for o caso, direcionado a um atendimento especializado.

Além disso, o PMAE busca o aumento da oferta de cirurgias prioritárias e de cuidados especializados para a população. A iniciativa pretende também adotar mais inovações no Sistema Único de Saúde (SUS).

"A ativação da oficina sobre o Programa Mais Acesso a Especialista permitirá que município, estado e União possam conversar e interagir. O intuito é que as cidades possam organizar seus planos de ação para encaminhamento ao Ministério da Saúde", afirmou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.