
Publicação reúne informações, boas práticas e diretrizes para aprimorar a Atenção Primária à Saúde de mulheres gestantes ou no puerpério
Para ampliar a qualidade e eficiência dos serviços de Atenção Primária à Saúde às mulheres gestantes ou no puerpério e assegurar o bem-estar também dos recém-nascidos, suas famílias e as redes de apoio nas quais mãe e filho estejam inseridos, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) lança, nesta terça-feira (27/10), o Protocolo Estadual de Pré-Natal de Risco Habitual, com transmissão online pelo canal da SES-RJ no YouTube (youtube.com/saudegovrj), às 14h.
De acordo com o documento, as principais causas de mortalidade no período neonatal, que compreende os primeiros 28 dias de vida da criança, são relacionadas a situações originadas ainda antes do parto. Por isso, o cuidado pré-natal de qualidade torna-se determinante para identificar alterações que sejam comuns à gestação, diagnosticar de forma precoce qualquer complicação e evitar desfechos negativos, incluindo a mortalidade materna.
A publicação reúne informações obtidas e organizadas pela SES-RJ por meio da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde, da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e do núcleo técnico-científico Telessaúde RJ, fluxogramas, protocolos clínicos e diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para orientar o cuidado oferecido nas unidades de Atenção Primária do estado, dos direitos da gestante à atenção nutricional, passando pela saúde bucal, aspectos psicológicos e práticas integrativas e complementares em saúde.
O documento inclui ainda orientações para casos de gestantes com sintomas de síndrome gripal no contexto da pandemia de Covid-19. O protocolo poderá ser utilizado na íntegra pelos gestores estaduais e municipais ou adequado de acordo com as realidades e especificidades de cada região.
Lançamento do Protocolo Estadual de Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual
Data: 27/10/2020
Horário: 14h
Transmissão: youtube.com/saudegovrj