
Saúde do Homem é um dos focos do evento, que acontece até amanhã no Largo da Carioca
A Secretaria de Estado de Saúde encerra a campanha Novembro Azul com mais de 1200 exames clínicos da próstata e de PSA realizados nos dois primeiros dias da Semana da Saúde, no Centro do Rio. O evento, que está em sua 12a edição, oferece mais de dez tipos de exames e serviços e, nesta quarta-feira (30), realizou 5.600 atendimentos. A ação segue até amanhã (01.12), das 8h às 16h, no Largo da Carioca.
Em uma grande estrutura voltada à Saúde do Homem, além do exame clínico e do teste de PSA, o público assiste a palestras sobre prevenção ao câncer de próstata. Os casos suspeitos são encaminhados para tratamento. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.
Primeiro paciente a ser atendido nesta especialidade, o aposentado Charles de Holanda, de 74 anos, morador de Barros Filho, comemorou a oferta do serviço:
— A Semana da Saúde está linda, espetacular. E o serviço está nota mil. Cheguei de manhã e já consegui atendimento. Estou muito satisfeito e vou avisar a todo mundo que vai até amanhã, para que aproveitem.
Já o aposentado Hilari Correia de Paulo, de 61 anos, morador da Pavuna, está acostumado ao atendimento. Avô de quatro netos, tem o evento como parte da rotina de cuidados da saúde.
— Para mim, é mais prático vir aqui, porque é só pegar o metrô. A idade vai chegando, a gente tem que se prevenir para ver os netos crescerem. Eu vim com os amigos, como fazemos todos os anos. Já estamos acostumados a vir juntos. O exame de toque é normal, não vai tornar ninguém mais ou menos homem. Não tem nada a ver esse pensamento.
Nesta quinta-feira, último dia de evento, serão distribuídas 600 senhas para exames com urologistas e teste de PSA, além de mil vagas para aferição de pressão e medição de glicose, 500 testes para medir o colesterol, 250 para testes rápidos de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, outros 150 atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase e 50 exames de função pulmonar, além de 100 testes alérgicos. Haverá também avaliação do ritmo cardíaco, um exame que rastreia se a pessoa tem fibrilação atrial, um tipo de arritmia que pode levar ao AVC.
Já a carreta do Mamógrafo Móvel tem capacidade para realizar 60 mamografias e 70 ultrassonografias por dia. Para esses dois exames, é necessário apresentar pedido médico (rede pública ou privada), cópia da identidade, do CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. No caso da ultrassonografia da mama, pede-se que mulheres acima de 40 anos levem exame ou laudo de uma mamografia feita há no máximo um ano. As senhas para os serviços começarão a ser distribuídas às 7h, e o número de atendimentos será limitado às senhas.
O programa Replantando Vida, da Cedae, entregou 300 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para serem doadas durante a Semana da Saúde. Entre elas, mudas de cajá mirim, jatobá, jenipapo, jabuticaba, pitanga, aldrago, araribá, ipês, goiaba, embaúba, pau formiga, aroeira e pau-brasil, todas cultivadas nos sete viveiros florestais mantidos pela Cedae para reflorestamento.
Mamografia - Os resultados dos exames de ultrassonografia são disponibilizados imediatamente após a sua realização. Já os laudos das mamografias são entregues no Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem - Rio Imagem. Endereço: Av. Presidente Vargas 1733, Centro (em frente à Central do Brasil). Horário de entrega: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h.
Combate à Aids - Além da realização do teste rápido para diagnosticar a infecção pelo vírus HIV, a Semana da Saúde oferece exame para identificação de sífilis, outra doença sexualmente transmissível que requer atenção. Também há distribuição de preservativos.
Doação de sangue - O Hemorio tem posto de coleta de sangue montado durante os três dias de evento. É possível fazer a coleta de 300 doações por dia. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Parcerias - A ação é uma parceria entre a SES, TV Band e rádio BandNews, e conta ainda com o apoio das Drogarias Venancio, Medlevenshon, Águas do Rio, Brasil sem Alergia, Cruz Vermelha e Guaravita.
Confira as imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1zCZRaIDP66fgDwMRFa2Kb91QvIblL55Z?usp=share_link