Secretaria de Transformação Digital e PRODERJ participam da terceira edição do Rio Innovation Week

A Secretaria de Estado de Transformação Digital e o Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ) foram destaques no mais completo encontro de tecnologia e inovação da América Latina. A autarquia teve um espaço exclusivo na terceira edição do Rio Innovation Week, que aconteceu de 03 a 06 de outubro no Pier Mauá. O evento teve o objetivo de transformar o Rio de Janeiro em um estado referência em inovação e empreendedorismo tecnológico, impulsionando negócios, gerando novas oportunidades, conectando setores e investidores.
O secretário de Transformação Digital, Mauro Farias, participou do painel “Transformação Digital no Estado do Rio de Janeiro: Uma nova perspectiva” ao lado da gerente de relações exteriores e visto para startups no órgão governamental Startup Estônia, Annika Järs. Esse encontro, que aconteceu no dia 03 de outubro, na Plenária RIW, foi mediado pelo diretor geral de conteúdo da Band, Rodolfo Schneider. Uma das inspirações para o desenvolvimento do RJ Digital, programa de digitalização estadual, foi o modelo usado pelo governo da Estônia, no norte da Europa, reconhecido como um dos mais digitais do mundo. Quase todos os serviços públicos do país europeu podem ser acessados e resolvidos de forma online.
No evento, o PRODERJ promoveu, na Arena Sociedade 5.0, diversas palestras e painéis sobre temas de destaque na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Governo Digital e Segurança da Informação. Na ampla agenda do espaço, por exemplo, a bicampeã olímpica de voleibol, Paula Pequeno, apresentou no dia 04/10, a palestra “Inovação no Esporte” e no dia 06/10, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, abordou “Iniciativas inovadoras no âmbito da Saúde”. A vice-presidente de Governo Digital do PRODERJ, Sâmya Massari, apresentou o tema “Proteção de dados pessoais: um pilar da segurança digital”, no dia 04/10.
O local também contou com um estande disponível, em que o público conheceu diversas ações desenvolvidas no estado como o programa RJ Digital, e um espaço exclusivo onde startups realizaram apresentações.
“O Rio de Janeiro hoje é um polo dos grandes eventos do país e a Secretaria de Transformação Digital e o PRODERJ estão sempre presentes em encontros como o Rio Innovation Week, que fomentam a troca de conhecimento e a ampla discussão de temas de destaque na área. Esse ambiente de tecnologia e inovação é fundamental para avançarmos em ações prioritárias na gestão do governador Cláudio Castro como o Governo Digital. Hoje, com o RJ Digital, disponibilizamos mais de 2000 serviços ao cidadão, por meio do portal www.rj.gov.br, e estreitamos a relação com as prefeituras com o novo programa RJ Digital Municípios. Tudo isso com foco no objetivo de tornar o Rio de Janeiro um estado 100% digital", destacou o secretário Mauro Farias.
"O Rio Innovation Week é um encontro muito importante no calendário do nosso estado e estamos presentes desde a primeira edição do evento. É uma honra para o órgão de TIC estadual ter participado e recebido o público no espaço do PRODERJ, localizado na arena Sociedade 5.0, onde tivemos uma agenda rica em palestras e temas para a gestão pública e para o cidadão fluminense", destacou o presidente do PRODERJ, Flávio Rodrigues.
Com mais de 1700 palestras na programação, o evento teve como compromisso o incentivo à tecnologia e inovação como impulsionadores de novos negócios. Em sua programação, o Rio Innovation Week contou com palestrantes como Xuxa Meneghel, Luciano Huck, Monique Evelle, Kondzilla e Eduardo Kobra. Entre as atrações internacionais marcaram presença nomes como Marc Randolph, co-fundador e primeiro CEO da Netflix, o teórico político Achille Mbembe e Alex Osterwalder, idealizador do “Business Model Canvas”. Durante os quatro dias de evento, mais de 125 mil pessoas passaram pelo Rio Innovation Week.