Analise dos parâmetros do lago Javary em Miguel Pereira

No dia 20 de janeiro, o biólogo extensionista do Escritório Regional do Centro-Sul Fluminense I (ERCSF I) - FIPERJ, Rodrigo Grizendi de Paula, como tem feito nos últimos anos, realizou a análise dos parâmetros físicos e químicos do lago Javary, em Miguel Pereira.
Cartão-postal da cidade, o lago Javary possui um espelho d’água de 60.000 m², localizado no bairro Barão de Javary, a aproximadamente 2 km do centro. Além de sua beleza exuberante, é habitat de diversas espécies da flora e fauna aquáticas, além de aves e mamíferos, como as capivaras. Há muitas décadas, o lago é frequentado por turistas e moradores, que o utilizam para contemplação, recreação e pesca.
Devido ao histórico de alterações significativas nos parâmetros da água durante o verão, sobretudo nos meses de janeiro e fevereiro, quando foram registradas elevadas taxas de mortandade de peixes, a ação torna-se essencial para diagnosticar o ambiente. Dessa forma, é possível entregar um laudo à prefeitura e sugerir, caso necessário, alternativas de prevenção para evitar esses episódios.
Os resultados da análise realizada hoje (20/01) demonstraram que o ambiente apresenta boa disponibilidade de oxigênio, pH e temperatura da água dentro da faixa de conforto, além de concentrações de amônia tóxica que, ao serem analisadas em conjunto com os demais parâmetros, não oferecem riscos à vida aquática, comenta Rodrigo Grizendi.