play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE PINTO

94 FM

Secretário Rafael Picciani participa do Seminário Nacional de Formação Esportiva

Secretário Rafael Picciani participa do Seminário Nacional de Formação Esportiva
Secretário Rafael Picciani participa do Seminário Nacional de Formação Esportiva

Melhorar as práticas de gestão dos clubes e investir na formação e aprimoramento do desempenho esportivos dos atletas são alguns dos temas em debate na 9ª edição do Seminário Nacional de Formação Esportiva, realizado entre os dias 30/10 e 02/11 na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes em parceria coma Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes), o evento contou com a participação do secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, que representou o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

– O evento impressiona pela sua organização e recepção de todos os participantes. Um conteúdo muito rico, que promove o fortalecimento, a recuperação e a organização dos clubes, essa instituição tão relevante na função esportiva e que também tem seu papel social. O Governo do Rio de Janeiro, por determinação do governador Cláudio Castro, estuda os caminhos que permitam ao poder público fortalecer o trabalho dos clubes em nosso estado. Sabemos de toda a importância e relevância desses equipamentos, e eu espero retornar com muito aprendizado e novidades, levando ideias e propostas que possam tornar 2024 o ano da retomada do protagonismo dos clubes no estado do Rio – disse o secretário Rafael Picciani.

Durante o seminário, painéis de debate, oficinas, workshops, plantões técnicos e jurídicos, além de palestras vão promover uma ampla troca de conhecimento e experiências. Dentre os destaques, palestras para avaliar “Perspectiva da Nova Lei geral do Esporte” no Programa de Formação de Atletas, além de temas como responsabilidade dos clubes e aprimoramento do desempenho esportivo. A igualdade de gênero também tem lugar garantido nos debates, com o tema “Mulheres no Esporte de Alto Rendimento”.

– Nós vivenciamos no Rio de Janeiro, infelizmente, uma fase de decadência de alguns clubes, sobretudo, clubes de subúrbio, clubes municipais do interior do estado, que já foram uma potência em algumas modalidades anos atrás. A expectativa de contar com a participação do CBC na injeção de recursos, mas também a inteligência de gestão faz com que a Secretaria de Esporte e Lazer do Rio assuma esse compromisso de ser um instrumento de fortalecimento dessa política no estado, para que a gente volte a encontrar nos clubes aquela referência não apenas no aspecto esportivo, mas principalmente no social. Os clubes são o porto seguro para a população e a gente pretende vê-los novamente ocupados – afirmou Picciani durante encontro de secretários no evento. Além de estimular o aprendizado mútuo e aprimorar práticas de gestão, o Seminário Nacional de Formação Esportiva também vai debater ações a serem desenvolvidas a cada ciclo olímpico.

O seminário Nacional de Formação Esportiva tem foco na capacitação, na formação e no treinamento dos gestores, e é de participação obrigatória para os profissionais dos Clubes, que recebem recursos do CBC para a formação de atletas ou participam dos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBIs.

v_202504141319_0