Mercado da Ceasa/RJ em Irajá recebe Ação Social para a população
Menina conversa com profissionais da 6ª Coordenadoria Regional de Educação. A conscientização sobre os riscos do trabalho infantil foi uma das  questões mais exploradas no evento
Acolhimento

Evento contou com a participação de secretarias e ofereceu vagas para educação de crianças, jovens e adultos, inscrições para cadastro único, orientações sobre os riscos do trabalho infantil e outros serviços. Ação será toda última terça do mês, até dezembro.

O eletricista Roberto Soares parou de estudar, ainda jovem, aos 21 anos, para sustentar os quatro filhos, dois meninos e duas meninas. E esposa, na época, desempregada. A necessidade de trabalhar fez com que ele se afastasse da escola.

Hoje, aos 59 anos, seu Roberto tem o sonho de voltar à sala de aula. Ele foi uma das pessoas atendidas na manhã desta sexta-feira (3/9), durante ação social realizada no mercado da Ceasa/RJ em Irajá.

“Vamos estudar. Tem que ter força de vontade e deixar a preguiça e a vergonha de lado”, afirmou.

Morador de Cordovil, seu Roberto foi atendido pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), da Secretaria Municipal de Educação, e está mais  perto de realizar o sonho de voltar a estudar
perto de realizar o sonho de voltar a estudar

Quem também gostou da ação realizada na Ceasa/RJ foi a vendedora ambulante Patrícia Garcia, de 46 anos, moradora de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Ela estava acompanhada pelo filho David, de 8 anos. Os dois circulavam pelas ruas e pavilhões da Ceasa enquanto a mãe tentava vender doces e balas, uma situação, infelizmente, corriqueira.

“Estou desempregada e hoje é isso que eu posso fazer. Meu filho está matriculado na escola, mas depois eu não tenho com quem deixar, então ele tem que vir comigo”, desabafou Patrícia.

Patrícia e o filho David receberam orientações e material didático sobre combate ao trabalho infantil, oferecidos pela 6ª Coordenadoria de Assistência Social, da  Secretaria Municipal de Assistência Social
Secretaria Municipal de Assistência Social.

A ação disponibilizou ainda para todos os presentes, adultos e crianças, revistinhas temáticas da Turma da Mônica, “Trabalho Infantil nem de Brincadeira”.

Os gibis foram produzidos em 2017 pela Maurício de Sousa Produções, em parceria com a Justiça do Trabalho.

David Garcia e seu exemplar da Turma da Mônica,  “Trabalho Infantil nem de Brincadeira”

David Garcia e seu exemplar da Turma da Mônica,
“Trabalho Infantil nem de Brincadeira”

Fuga da Escola

O combate à evasão escolar de crianças e adolescentes também teve papel de destaque no evento desta sexta-feira. Profissionais da Gerência de Educação, ligados à 6ª CRE, atuaram no sentido de identificar indivíduos nessa situação, dentro do entreposto de abastecimento.

A conscientização sobre os riscos do trabalho infantil foi uma das questões mais exploradas no evento.

Piscina Novinha

A piscina semiolímpica da Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari, bairro vizinho à Ceasa de Irajá, reabriu no final de agosto. Com isso, o número de matrículas no equipamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer aumentou muito. Em agosto eram 915. Hoje chegam a 1500.

Mas ainda há vagas para muitas aulas. E a lista de modalidades oferecidas é enorme.

Skate, ginástica artística, ginástica olímpica, futebol, handball, vôlei, futsal, atletismo, natação, hidroginástica, pilates, karate, treinamento funcional, alongamento, aerodefense, futebol PCD (Pessoa com Deficiência), Hidroginástica adaptada, atletismo PCD e muito mais.

Equipe de atendimento da Vila Olímpica Clara Nunes também participou do evento. As inscrições deles estão abertas. Basta levar identidade, CPF, comprovante
de residência, declaração escolar e atestado médico.

A Vila Olímpica Clara Nunes fica na Rua Pedro Jório, 528, Coelho Neto. Maiores informações pelo telefone 3547-9289.

No dia 28 de setembro eles vão completar 19 anos com uma grande festa lá na sede e diversos serviços para a população local.

Abordagem na Rua

Durante toda a manhã, uma van da Secretaria de Assistência Social circulou pelas ruas da Ceasa/RJ e captou 28 possíveis assistidos para levá-los até a base da operação desta sexta.

De acordo com a diretora do Centro de Referência em Assistência Social Wanda Engél Aduan, Mirella de Sousa Werneck, o mercado da Ceasa/RJ em Irajá vai receber uma ação como essa toda última terça-feira do mês, até dezembro.

“A ideia é consolidarmos esses eventos para a população saber que pode contar com os equipamentos locais de saúde, educação, cultura e assistência social da Prefeitura do Rio”, ressalta Mirella.

Agradecimentos

A presidente da Ceasa/RJ comemorou os resultados da ação e destacou a importância do trabalho em conjunto entre os órgãos públicos para a melhora da qualidade de vida dos usuários da Ceasa/RJ e moradores do entorno do mercado de Irajá.

“Esse conjunto de ações que realizamos em parceria e que estão programadas até o fim do ano são feitas para a população. Nossa ideia é contribuir para o desenvolvimento de todos. Usuários do mercado e vizinhos”, avalia Bianca de Carvalho.

A gestora agradeceu ainda o apoio de todos os órgãos da Prefeitura do Rio que participaram da ação; Associação dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio (Acegri), que cedeu seu auditório para a realização de inscrições no Cadastro Único (CadÚnico); 41º Batalhão de Polícia Militar (Irajá), que contribuiu na segurança; e todos os funcionários da Ceasa/RJ, que colaboraram para a realização do evento.