Ceasa/RJ amplia acesso à documentação básica para usuários do entreposto de Irajá
Cidadania

Na última segunda-feira, dia 29 de novembro, durante uma campanha de vacinação contra a gripe, realizada em parceria com a Prefeitura do Rio, a Ceasa/RJ identificou, em menos de uma hora, 73 famílias onde pelo menos um integrante não possui documentação básica, como certidões de nascimento, casamento, óbito, RG e CPF.

Essa é uma realidade que atinge outros núcleos familiares de usuários, frequentadores e trabalhadores da central de abastecimento de Irajá, na Zona Norte da cidade do Rio. Para mitigar o problema e dar mais dignidade para essas pessoas, a Ceasa/RJ buscou parceira com a Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro (SDSDHRJ).

Representantes da subsecretária Luciana Calaça visitaram o entreposto comercial de Irajá nesta terça-feira, dia 30 de novembro. Entre eles a superintendente de Pessoas Desaparecidas e Documentação Básica, Jovita Belfort, e a coordenadora de Documentação Básica, Susam Azevedo. Elas se reuniram com a presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho, e com o diretor administrativo, Lauro Fonseca.

Susam Azevedo, Bianca de Carvalho e Jovita Belfort.

A ideia é fazer um mutirão de serviços no começo do ano, em janeiro de 2022, para regularizar documentação pessoal; reforçar compromisso sobre o fim do sub-registro civil de nascimento; conscientizar sobre a importância do acesso à documentação básica e ampliar as políticas públicas e o exercício da cidadania.

“Queremos possibilitar que todas as pessoas que frequentam esse central de abastecimento tenham a oportunidade de regularizar seus documentos. Essa não é a atividade fim da Ceasa, mas, para nós, é um grande orgulho poder trabalhar para dar mais dignidade aos envolvidos na cadeia produtiva de abastecimento do nosso estado”, avaliou a presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho.

A superintendente de Pessoas Desaparecidas e Documentação Básica da SDSDHRJ avaliou como positiva a iniciativa da Ceasa em buscar soluções para essa questão. Jovita Belfort disse ainda que outros parceiros, como o Detran e a Receita Federal, podem ser acionados para participar no dia da ação.

O presidente da Associação dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio (Acegri), Waldir Lemos, afirmou que o auditório da instituição, onde ocorreu a vacinação contra a gripe no dia 29 de novembro, está à disposição para qualquer evento que beneficie os trabalhadores da Ceasa/RJ.

Números

Segundo dados mais recentes disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,6% das crianças nascidas no ano de 2017 deixaram de ser registradas no Brasil, ou seja, cerca de 77 mil crianças não obtiveram a certidão de nascimento no tempo correto.

A ausência de documentação também afeta jovens e adultos. As populações mais excluídas e vulneráveis são as que mais sofrem com esse problema no país. Há pessoas que nunca foram registradas e que jamais tiveram um documento de identidade. Outras, devido a diversas circunstâncias, perderam ou tiveram destruídos os seus documentos ao longo da vida, sem acesso à segunda via.