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TERMINAIS RODOVIÁRIOS - ROBERTO SILVEIRA E NOVO RIO.

TERMINAIS RODOVIÁRIOS - ROBERTO SILVEIRA E NOVO RIO.
TERMINAIS

Terminal Novo Rio

Inaugurado em 1965, o Terminal Novo Rio está estrategicamente localizado próximo ao centro e às principais vias de entrada e saída da cidade do Rio de Janeiro. Com uma área total de 27.740 m² e uma área construída de 26.040 m², o Novo Rio é o segundo maior terminal rodoviário da América do Sul em movimentação de passageiros. Em média, 466.500 passageiros embarcam mensalmente, chegando a 572.494 embarques em janeiro. O terminal é composto por dois edifícios interligados por uma passarela no segundo andar e oferece um moderno sistema de segurança, conforto aos usuários e uma diversidade de serviços, incluindo mais de 70 lojas, restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação, banheiros públicos masculino e feminino, e ambientes climatizados.

Atualmente, o Novo Rio é um importante equipamento de mobilidade, apoiando o transporte público integrado com outros modais, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), facilitando o acesso ao Aeroporto Santos Dumont e a diversos pontos do centro da cidade, bem como ao novo Terminal Intermodal Gentileza.

Terminal Rodoviário Roberto Silveira

Construído em 1955, o Terminal Rodoviário Roberto Silveira está localizado na Avenida Feliciano Sodré, s/n, Centro, Niterói – RJ. O terminal ocupa uma área de 8.425 m² e oferece diversos serviços e facilidades aos usuários, como balcões informativos, sanitários públicos e uma sala VIP. Em 2023, o terminal registrou uma média de 60.807 passageiros embarcando por mês, com um pico de 74.357 embarques em dezembro. Atualmente, 16 empresas de ônibus operam 53 linhas, sendo 36 intermunicipais e 17 interestaduais. Com a perspectiva de implementação do VLT de Niterói, o terminal se tornará ainda mais relevante e integrado com outros modais de transporte na cidade.

Gestão e Futuro dos Terminais

Atualmente, ambos os terminais são geridos pela iniciativa privada por meio de um contrato de concessão, que possibilitou diversos investimentos, como a remodelação das estruturas físicas, aumento de capacidade e melhorias na acessibilidade. O prazo desse contrato, contudo, se encerrerá  em agosto de 2025, o que motivou a elaboração de novos estudos para uma nova licitação. Com a nova concessão, vislumbra-se a oportunidade de atrair novos investimentos para aprimorar a estrutura dos terminais, os serviços oferecidos aos usuários e a conexão com outros modais de transporte, consolidando-os como equipamentos de mobilidade urbana e apoio ao transporte de passageiros integrados com as cidades de Niterói e do Rio de Janeiro.

 

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