Notícias

Você está aqui: Início/Notícias


Governo do Estado inaugura unidade da Faetec em Mesquita


O governador Wilson Witzel inaugurou, nesta segunda-feira (15/04), a Faetec Mesquita – Polo Integrado Tecnológico Engenheiro Pedro Rangel. A unidade oferecerá cursos de qualificação profissional em Ensino Técnico de Nível Médio, Educação Superior e Pós-Graduação, abrindo mais oportunidades de inserção de jovens e adultos da Baixada Fluminense no mercado de trabalho.

 

Com capacidade para formar 600 profissionais por ano, a Faetec Mesquita abrirá vagas de formação de assistente de logística, inglês, informática, carpinteiro, gesseiro e pedreiro. No eixo tecnológico, os cursos disponíveis serão de Gestão e Negócio, Informação e Comunicação e de Infraestrutura. Por meio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a unidade terá duas pós-graduações: Gestão de Projetos e Planejamento e Finanças e um curso de extensão em Empreendedorismo.

 

Segundo o governador, a revitalização da unidade de Mesquita, com a transformação em Polo Integrado Tecnológico, é um exemplo do projeto do governo para toda a rede da Faetec.

 

- É uma grande alegria estar inaugurando a Faetec aqui de Mesquita, inclusive com cursos de pós-graduação, em uma parceria com a Uerj. Nosso objetivo é promover melhorias em todas as cerca de 130 unidades da Faetec, resgatando o ensino tecnológico em todo o estado – afirmou Witzel.

 

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, ressaltou que, no início do ano, ao iniciar sua gestão, o imóvel da unidade estava abandonado, sem condições de funcionamento.

 

– Depois de uma ampla reforma, agora o local dispõe de dois laboratórios de informática, salas de estudos, sala multimídia e de desenhos, entre outros equipamentos. O Polo Integrado Tecnológico Pedro Rangel vai proporcionar ao cidadão de Mesquita a qualificação educacional necessária para concorrer de forma igualitária no mercado de trabalho – disse.

 

O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, destacou a importância da educação, principalmente do ensino profissionalizante, para os jovens.

 

- Estamos abrindo mais oportunidades para entrada no mercado de trabalho. E é importante destacar ainda que pela primeira vez a Uerj oferece cursos para os moradores de Mesquita – lembrou.

 

A nova sede recebeu o nome do engenheiro Pedro Rangel, morador da região, em reconhecimento à sua contribuição à produção do conhecimento técnico e ao fomento ao mercado de manutenção de componentes aeronáuticos. O sonho de Pedro Rangel era construir uma escola técnica de manutenção de aviões e helicópteros no município de Mesquita.