Notícias

Você está aqui: Início/Notícias


No aniversário de 22 anos, Faetec recebe projeto Zico 10 Camp


Por Ascom da Faetec

 

Nesta segunda-feira (10/6), a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, completou 22 anos de criação e, como presente de aniversário, recebeu o ex-jogador de futebol Zico, que retornou ao bairro de origem para levar o seu projeto de maior sucesso Zico 10 Camp aos alunos da Rede. 

 

Para o Presidente da Faetec, Romulo Massacesi, receber o Galinho de Quintino na Faetec é um marco para a instituição.

 

– Agradeço o trabalho realizado pelo coordenador de esportes da Fundação André Carvalho em trazer o projeto Zico 10 para a Rede. Ter o craque no campo da Faetec de Quintino é uma satisfação sem precedentes. Muito dos nossos alunos não o viram jogar, mas estão aqui pelo nome desse ícone do esporte, por sua história construída com muita dignidade e pelo legado incrível que deixou para o mundo do futebol – avalia Massacesi.

 

Em seguida, Zico tomou a palavra e revelou que ter o seu projeto no bairro onde nasceu e foi criado era uma grande satisfação.

 

– Dei os meus primeiros passos em Quintino e era um antigo sonho trazer o projeto para o bairro. Não queremos formar jogadores ou craques. Esse papel é dos clubes, o nosso objetivo é formar cidadão e mostrar para essa garotada a importância do esporte na vida de cada um deles.  Espero que as crianças tenham aproveitado o treinamento que receberam durante todo o dia – disse Zico.

 

O projeto Zico Camp 10 tem como objetivo ensinar e aperfeiçoar as técnicas e os fundamentos do esporte mais conhecido do mundo. Ao longo de todo o dia, cerca de 100 estudantes, na faixa etária de 8 a 14 anos, participaram de treinos utilizando a metodologia do projeto do ex-jogador.  Ao final do evento, eles receberam certificados e medalhas das mãos do Galinho de Quintino. 

 

Para a aluna da Faetec Manuela Rodrigues, participar do projeto Zico Camp 10 foi a realização de um sonho.

 

  Estou muito feliz em poder jogar bola com os meus amigos e mostrar que meninas também sabem jogar futebol  – avalia a aluna.

 

O estudante da rede e morador de Quintino Brian Barcelos garante que ver o Zico de perto foi a realização de um sonho.  

 

– Sou flamenguista e gosto muito de futebol, receber uma medalha diretamente das mãos do Zico foi sensacional  – conta.

 

Zico é considerado o maior ídolo da história do Flamengo, um dos melhores jogadores do Brasil nas décadas 70 e 80 e um dos maiores artilheiros da seleção. Foi eleito o terceiro maior futebolista do século XX (atrás apenas de Pelé e Garrincha); e o quinto maior da América do Sul, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).