Notícias

Você está aqui: Início/Notícias


Vital Brazil busca parceria para produção de soros na África


Por Ascom do Instituto Vital Brazil
 
    

O Instituto Vital Brazil, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde está expandindo suas fronteiras e buscando parcerias estratégicas para estudos e financiamento de uma fábrica antiveneno na África. Completando 100 anos este mês, a instituição é pioneira na pesquisa e produção de soros para picadas de animais peçonhentos no mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a população do continente africano sofre mais de 580 mil acidentes por ano, que deixa cerca de 450 mil pessoas com sequelas e leva mais de 30 mil à morte. Esses números inspiraram o instituto, que planeja atravessar o oceano com sua expertise.

- A OMS calcula 100 mil óbitos por picadas de cobras por ano no mundo. Comparativamente falando, é como se um boing caísse por dia, sendo que cerca de 30% desse número vem do continente africano. A nossa ideia é reduzir ao máximo este número -  informa Roberto Pozzan, diretor presidente do Instituto Vital Brazil.  

O secretário de estado de Saúde, Edmar Santos, acredita que o instituto pode ter um papel estratégico internacional. 
 
- É uma instituição com um século de inovação e pioneirismo na saúde e ciência no Brasil que agora está oferecendo seus serviços para o mundo com o intuito principal de qualquer um que trabalha com Saúde: salvar vidas - afirma. 

Sobre o Instituto - o Instituto Vital Brazil é uma empresa pública de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro produtores de soros hiperimunes do país.