Notícias

Você está aqui: Início/Notícias


Faetec terá Centro de Pesquisa e Inovação


Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Cisco Brasil assinaram, nesta quarta-feira (5/6), um termo de cooperação técnica para criar um Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação, que transformará a sede da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Quintino, em um ‘campus inteligente’. Uma das empresas mais importantes do mundo na área de tecnologia da informação (TI), a Cisco fornecerá, em um primeiro momento, 360 horas de capacitação em segurança cibernética, em um espaço que será implantado na Faeterj-Rio, unidade de Ensino Superior da Faetec.

- Queremos focar os investimentos do estado em pesquisa para criarmos cinturões de inovação e tecnologia. Para que o Rio de Janeiro atraia indústrias, é preciso ter mão-de-obra, por isso a importância da Faetec - afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

A primeira etapa do projeto é a implantação do centro, com verba de R$ 1,6 milhão da Faperj. Em seguida, será realizado o treinamento dos professores, por meio da Bedu.Tech, parceira da Cisco. A capacitação deve ter início no segundo semestre deste ano.

- Uma das nossas metas é estabelecer acordos de pesquisa com o ecossistema de inovação. Estamos muito entusiasmados com o potencial receptivo do Governo do Estado - explicou o líder de Educação e Saúde da Cisco para a América Latina, Ricardo Santos.