Mais pesquisados:
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Colégio Hebe Camargo vence concurso Escola Inovadora

Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

O sistema de troca de informações entre escola e pais desenvolvido pelos alunos do Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, foi o vencedor do primeiro Hackathon Escola Inovadora. A maratona de desenvolvimento de soluções e tecnologias disputada por alunos do ensino público estadual e da graduação da Uerj foi promovida no final de semana pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Educação e de Cultura e Economia Criativa, no Teatro Odylo Costa, filho, na Uerj.

- Os alunos saem dessa experiência mais fortalecidos e com a certeza de que quando trabalhamos em equipe todos os projetos são vencedores - disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

O desafio, que reuniu mais de 50 alunos, foi desenvolver uma solução para o problema apontado pelos próprios estudantes, nos finais de semana de capacitação que antecederam a prova: a comunicação entre os pais e a escola. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as equipes do Ciep 218 Ministro Hermes Lima Brasil – Turquia, em Duque de Caxias, e do Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz.

- Nosso sistema torna mais fácil a troca de informações e ideias. Ter ficado em primeiro lugar é uma felicidade imensa e trabalhamos intensamente nestes dois dias - disse Clael Victor Gaspareto, de 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio e representante da equipe vencedora, cujo projeto estima investimentos de R$ 25 mil para o aplicativo e R$ 5 mil para a elaboração do site.

Para os alunos da equipe vencedora, os prêmios foram smartphones e mentoria de 30 dias da Fábrica de Startups, e de igual período do Rio Criativo. O mentor ganhou um notebook. Todos os participantes também receberam ingressos para a Game XP, a maior feira de games da América Latina, que acontece em julho, além de livros e brindes da Clavis Segurança da Informação.

Parcerias

Organizado em parceria pelas três secretarias, o evento contou com apoio de instituições vinculadas - como Cecierj, Faetec, InovUerj, Dinfo e Prefeitura da Uerj - e privadas como Abmen, Delphos, Fábrica de Startups, Clavis Segurança da Informação, Open D’Or Healthcare Innovation Hub e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.