Você está aqui: Início/Notícias

Governo do Estado inaugura colégios militares

Por Julia de Brito

O governador Wilson Witzel inaugurou, nesta segunda-feira (03/06), os primeiros colégios do Corpo de Bombeiros em Volta Redonda, no Médio Paraíba, e em Miguel Pereira, no Sul Fluminense. As unidades atenderão a 120 estudantes, e funcionarão em horário integral. Segundo Witzel, o governo pretende ampliar o número de escolas militares no Estado do Rio de Janeiro.

– Temos a meta de inaugurar escolas militares em todo o estado. Estamos dando a oportunidade para aqueles que querem seguir a carreira militar. Aprendi na minha vida militar que alguns dos valores mais importantes são a disciplina, o respeito à hierarquia e o companheirismo. Aqui, o Corpo de Bombeiros vai ensinar valores seculares, exemplos para toda a vida. Tenho certeza de que estamos contribuindo para o futuro do nosso estado e da nação – disse o governador.

As escolas são frutos de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Defesa Civil. Além das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ministradas nas escolas de Ensino Médio Regular, os estudantes aprendem, no contraturno, noções de Defesa Civil; Atendimento Pré-Hospitalar (Primeiros Socorros); Prevenção e Combate a Incêndio; entre outros conteúdos.

– Este é um projeto-piloto. Vamos ter uma reunião esta semana com a Secretaria da Casa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para projetarmos a expansão das escolas militares, como recomendou o governador – afirmou o secretário de Educação, Pedro Fernandes.

Em Volta Redonda, o Primeiro Colégio do Corpo de Bombeiros Militar funciona no Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, que estava desativado e foi doado pela Secretaria de Estado de Educação. Já o Segundo Colégio do Corpo de Bombeiros Militar, em Miguel Pereira, foi instalado no Ciep 494 – Alexandre Carvalho, cedido pela prefeitura da cidade.

– A inauguração dos colégios militares do Corpo de Bombeiros é ato de um governo que busca um estado melhor e com pessoas melhores –ressaltou o subcomandante-geral e chefe do Estado Maior Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Gisler.