Mais pesquisados:
  • IPVA
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Zona Oeste sediará mais uma edição da Maratona do RJ Criativo

Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em tempo de conexão e consumo de conteúdo via internet. Essa transformação do mercado tem sido determinante para a incursão de profissionais e empreendedores cada vez mais jovens, movimentando a economia do país e atraindo investimento de empresas públicas e privadas, que estão de olho nestes novos profissionais. Quem é criativo, rápido e, literalmente, “pensa fora da caixa”, tende a ter maior aproveitamento. A internet e sua relação intrínseca com os diversos movimentos culturais servirão como base para mais uma edição da Maratona que o RJ Criativo realiza nos próximos nestas sexta e sábado (8 e 9 de novembro) em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://riocriativo.com/.

Além de ser um bairro de enormes proporções, limitando-se com diversos outros bairros, Campo Grande possui, de acordo com o Censo 2010, cerca de trezentos e trinta mil habitantes, sendo assim considerado o mais populoso do município do Rio de Janeiro, como também é o bairro mais populoso do Brasil. Com o objetivo de pensar a cultura da juventude como negócio, usando as facilidades que a tecnologia apresenta, o evento oferecerá oficinas práticas com facilitadores e muita mão na massa.

Durante as oficinas, o público terá a oportunidade de estruturar seu próprio projeto, utilizando os recursos aplicados durante o aprendizado. Entre as opções oferecidas, terão oficinas de mobilização de recursos para projetos culturais, criação de conteúdo, financiamento coletivo e marketing cultural que serão conduzidos pelos facilitadores Larissa Novais, Emilio Domingos e Felipe Dias. Cada workshop oferece 120 vagas e oportunidades ímpares de aprendizado para o jovem que quer começar a empreender neste segmento.

Confira a programação: 08 de novembro (sexta-feira)

Mobilização de Recursos Facilitadora: Larissa Novais

Descrição: Projetos e negócios precisam de recursos. Por isso é fundamental ser capaz de enxergar todas as possibilidades que estão ao seu alcance.

Nessa oficina, o jovem irá identificar e mapear os recursos financeiros, como usar uma nova forma de captar recursos: o financiamento coletivo, que é ainda uma ferramenta de marketing, comunicação e mobilização de rede.

Criando sua campanha de financiamento coletivo

Facilitadora: Larissa Novais

Descrição: Nessa oficina, o jovem vai colocar em prática o crowdfunding! Desde o planejamento da campanha, passando pela articulação em rede, comunicação do propósito e recompensas para pessoas que acreditam no mesmo objetivo.

Obs: Para participar da parte 2 é imprescindível a participação na parte 1.

09 de novembro (sábado)

Horário: 10 às 14h

Criação de conteúdo para a internet

Facilitador: Emílio Domingos

Descrição: Interatividade, conteúdos multiplataforma, não-linearidade, convergência e mobilidade. A Internet e as novas tecnologias transformaram a produção, distribuição e consumo de conteúdo. Nesta oficina, vamos conhecer as principais mudanças e orientar na jornada de criação de conteúdo relevante.

Marketing Cultural

Facilitador: Felipe Dias

Descrição: Através do Marketing Cultural é possível cativar o público das suas ações e fortalecer a relação que ele tem com a sua marca, além de estabelecer estratégias de venda e geração de valor para a iniciativa cultural. Para tal é importante transformar os principais atributos e as qualidades do seu projeto (do seu negócio) em uma marca única, relevante e inovadora.

Sobre os facilitadores:

Larissa Novais

Formada em Comunicação & Produção Cultural, atua com tecnologia e financiamento coletivo há quatro anos na Benfeitoria. Ao longo desse tempo, colecionou uma grande experiência com gestão de comunidade, captação de projetos com recorde de arrecadação e palestras sobre crowdfunding pelo Brasil. Produziu um projeto chamado "Tô na Rua, mas não sou sua", uma intervenção urbana que fala sobre o assédio sexual sofrido pelas mulheres cotidianamente nos espaços públicos. Foram mais de 9.000 acessos únicos com R$ 7.915 arrecadados (106% da meta) em duas semanas. https://www.linkedin.com/in/larissa-novais/

Emílio Domingos

Cineasta, pesquisador e roteirista. Cientista social formado pela UFRJ e mestre em Cultura e Territorialidades pelo PPCULT - UFF. Sócio-diretor da Osmose Filmes, dirigiu quatro longas-metragens documentários: “Favela É Moda” (em fase de finalização), “Deixa na Régua” (2016), “A Batalha do Passinho” (2013), e “L.A.P.A.” (2008) e 10 curtas. Realizou clipes de Marcelo Yuka, BNegão, Lucas Santtana, entre outros. Foi pesquisador em filmes como “Mistério do Samba” (2008) e “Pierre Verger” (2000). No momento, roteiriza um documentário sobre Gilberto Gil e uma série sobre a cantora Anitta para a Netflix. https://www.linkedin.com/in/em%C3%ADlio-domingos-842a6a50/

Felipe Dias

Graduado em publicidade e propaganda, com MBA em Marketing pelo IBMEC, acumula anos de experiência na área de marketing cultural. Após anos atuando como profissional de marketing digital, em 2012, migrou para o setor cultural como Gerente de Negócios da BEX, produtora especializada em artes visuais, onde conectou grandes empresas patrocinadoras como Bradesco, Heineken, SKY, Pirelli, TIM e Estácio a conteúdos artísticos como a IDA - Feira de Design do Rio, e a ArtRio - Feira Internacional de Arte do Rio. Em 2017, iniciou uma jornada empreendedora com a Gintonica, startup de marketing cultural, uma das empresas vencedoras do Inovativa 2018. Em 2019, se une ao time da Araucária Agência Cultural, como gestor de relacionamento. Mais sobre o facilitador: https://www.linkedin.com/in/felipe-dias/

Crédito das fotos: Divulgação

Serviço: Maratona RJ Criativo Produção Cultural da Juventude

Local: West Shopping

Endereço: ESTRADA DO MENDANHA, 555, CAMPO GRANDE - RIO DE JANEIRO - Loja 287-D

Datas: 08 e 09 de novembro