Notícias

Você está aqui: Início/Notícias


Programa Visita RJ promove tour pelo Maracanã


Por Julia de Brito

 

O programa Visita RJ, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, levou, nesta quarta-feira (29/5), cerca de 40 jovens de Costa Barros ao estádio do Maracanã. A iniciativa proporciona a crianças e jovens de baixa renda e a pessoas com deficiência a chance de visitarem pontos esportivos e de lazer importantes no Rio de Janeiro. Locais como os Jardins do Palácio Guanabara, instalações dos clubes esportivos, Quinta da Boa Vista, e os equipamentos públicos Júlio De Lamare e Parque de Madureira também integram a programação de visitas realizada pela secretaria.

 

– A iniciativa do programa Visita RJ é aproximar a população do Rio de Janeiro de seus pontos turísticos esportivos  e promover experiências em parques, praias e espaços públicos onde possam ser realizadas atividades de lazer. Estamos implementando a realização do programa em outros municípios para que todos conheçam e desfrutem das atrações de sua própria cidade ou tenham a oportunidade de realizar sonhos, como os das crianças que estiveram no Maracanã pela primeira vez hoje – ressaltou o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier.

 

O grupo de jovens, com idades entre 12 e 15 anos, conheceu objetos históricos como a chuteira usada por Garrincha em 1962, na Copa do Chile, entre outros itens. Eles visitaram a Calçada da Fama, o vestiário usado pelos jogadores, a sala de coletiva de imprensa e pisaram no gramado do estádio.

 

Segundo a vice-presidente da ONG Recriando Raízes, Alba Almeida, muitos nunca tinham entrado no Maracanã. A entidade oferece cursos para crianças e jovens em Costa Barros como reforço escolar, informática, maquiagem, manicure, refrigeração, entre outros. Cerca de 135 crianças e 200 jovens são atendidos pela organização criada por mulheres moradoras da comunidade que fica na zona Norte. 

 

Para o menino Alexandre de Oliveira, de 13 anos, a visita foi emocionante.

 

- Não havia pisado ainda no Maracanã. Foi muita emoção – disse.

 

 A menina Jasmine de Moraes, de 13 anos, também comemorou a oportunidade.

 

- Pude conhecer mais sobre o passado do esporte e o presente. Adorei – contou.