Você está aqui: Início/Notícias

Interior recebe workshop sobre empreendedorismo

Por Ascom da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Cerca de 3% da população de Miguel Pereira, no Centro-Sul Fluminense, está participando do 2º Workshop Empreendedorismo e Inovação Social na Nova Economia. Gratuito, o evento termina nesta quinta-feira (30/5) e reúne participantes de diferentes faixas etárias, já que envolve quase 750 alunos de estabelecimentos públicos de ensino, candidatos a empreendedor e empresários estabelecidos. O workshop é uma realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais (SEDEERI), em parceria com a Prefeitura de Miguel Pereira.

Uma das atrações da programação desta quinta-feira é a apresentação do programa Cresce Rio. Pelo projeto, técnicos da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) atenderão ao público das 10h às 13h. Eles explicarão procedimentos para abertura de empresas, obtenção de licenciamento ambiental, recebimento de financiamentos e desenvolvimento de negócios.

O evento começou na segunda-feira (27/5), com oficinas realizadas até esta quarta-feira (29/5), sobre empreendedorismo, destinadas a quatro colégios estaduais, três escolas municipais e um centro municipal de formação, incluindo turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os alunos conheceram, por exemplo, conceitos e práticas de cultura maker, gambiarra e hacker. Eles tiveram a oportunidade de desenvolver ou incubar negócios com soluções que podem melhorar a vida em comunidade. As oficinas foram coordenadas pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).

Interiorização

– A interiorização é uma das prioridades do Governo do Estado, e nada melhor que levar cultura empreendedora aos municípios para eles que possam ser agentes da transformação.  A nova economia chegou, e com ela pretendemos alavancar o emprego e a renda do estado, incentivando o empreendedorismo – destacou o subsecretário de Relacionamento Institucional da SEDEERI, Alexandre Ceotto, que vai abrir oficialmente a programação de amanhã.

O último dia de workshop ocorrerá no Hotel da Montanha, que fica na Rua Antônio de Oliveira Valente, 180, no bairro Governador Portela.

Programação (Quinta-feira):

10h - Primeira reunião técnica para formação do APL da Cachaça do Vale do Café, na sala de audiovisual.

10h – Apresentação do programa Cresce Rio – com atendimento a ser prestado por técnicos da Jucerja, AgeRio, Inea e Sebrae-RJ – no auditório.

14h – Abertura oficial do workshop pelo subsecretário de Estado de Relacionamento Institucional da SEDEERI, Alexandre Ceotto.

14h30 - Painel Turismo e Oportunidades: Turismo Religioso, Agroturismo e Capacitação – com técnicos das Secretarias de Estado de Turismo e Agricultura.

16h30 – Painel Economia Criativa e Inovação: Ciência e Tecnologia, Negócios de Impacto e Educação Empreendedora – com técnico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.