Notícias

Mais pesquisados:
  • DETRAN
  • PROCON
  • CURSOS
  • IDENTIDADE
  • IPVA
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS


    Mostra na Casa França Brasil termina nesta quinta-feira


    Ascom da Casa França Brasil

    Quinta-feira (30/05) é o último dia da instalação Assim me Vejo, do artista plástico Hélio Rodrigues, na Casa França-Brasil, vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A mostra apresenta o trabalho de criação artística das 34 crianças e adolescentes do Projeto Eu Sou, desenvolvido na comunidade do Jacarezinho, desde 2004.

     

    O público é levado a pensar nas perguntas "Como você se vê?" e "Como vê o outro?", respondidas pelos coautores da exposição, que são as crianças e adolescentes do Projeto Eu Sou, desenvolvido na comunidade do Jacarezinho, há 15 anos.

     


    - Queremos dialogar com o público do outro lado da comunidade. Fazer com que as pessoas repensem a imagem que as crianças e os jovens da favela geralmente representam para a sociedade, enquanto assistem à capacidade expressiva e sensível que eles apresentam nesta mostra - defende Helio Rodrigues.

     

    Ao entrar na Casa França Brasil, o público começa a ser sensibilizado num primeiro ambiente, repleto de fotografias em preto e branco de corpo inteiro e em tamanho natural dos jovens coautores, impressas sobre tecido transparente. A ideia é criar com esses panos uma “barreira frágil”, que o visitante precisa transpor para entrar em contato com 34 grandes telas criadas pelos participantes, com idades entre 9 e 16 anos.

     

    Na sala de vídeo da Casa França-Brasil tem sido exibido um documentário curta-metragem que mostra o cotidiano das aulas no Projeto Eu Sou e o processo que antecedeu a criação das obras. Ao longo do mês, foram realizadas palestras para pais e educadores e oficinas para as crianças.

     

    Projeto Eu sou


    O projeto foi idealizado em 2003, implantado a partir de 2004 e mantém seus propósitos iniciais de resgatar e fortalecer identidades de crianças e adolescentes da periferia social através da arte.

     

    Serviço

     

    Casa França Brasil: Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro

    Tels: (21) 2332-5275 / (21) 2232-5276

    Entrada Franca