Você está aqui: Início/Notícias

Detran.RJ participa de Pedalada da Paz

Por Ascom do Detran

Cerca de 200 ciclistas participaram, na manhã deste domingo (26/5), da Pedalada da Paz, no Parque Madureira. O presidente do Detran.RJ, Luiz Carlos das Neves, o vice-presidente, Marcelo Bertolucci, e agentes da Coordenadoria de Educação do departamento estiveram no evento. Essa é mais uma das ações da campanha Maio Amarelo, organizada pela sociedade civil em parceria com o poder público.

Na tenda montada no parque, os agentes de Educação do Detran promoveram atividades lúdicas com crianças. Os pequenos coloriram desenhos que ilustravam ações seguras no trânsito e ganharam brindes: uma revistinha com passatempos e um quebra-cabeças. Também foi possível jogar em um tabuleiro gigante, montado no chão do parque.

O presidente do Detran, Luiz Carlos das Neves, ressaltou a importância de todos os atores do trânsito.

- O Detran.RJ atua em todas as frentes, para garantir que todos cumpram as leis do trânsito e tenham consciência de seu papel. Eu agradeço muito a oportunidade de estar aqui, de estar participando dessa campanha. O Detran está à disposição para que possamos melhorar cada vez mais o trânsito de nossa cidade - afirmou.

Um dos organizadores da Pedalada da Paz, o ciclista Raphael Pazos, fundador da Comissão de Segurança do Ciclismo da cidade do Rio de Janeiro, lembrou a união entre a sociedade civil e o poder público.

- Nesses seis anos da comissão de segurança, nossa maior conquista foi justamente a união da sociedade civil mobilizada com o poder público, que está aqui hoje presente. A gente está sempre pedindo por mais respeito no trânsito e estava faltando essa conexão com o poder público. Hoje, temos um Rio de Janeiro mais ciclável. Lugar de bicicleta é na via pública - disse.

Além do Detran e da Operação Lei Seca, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a CET-Rio montaram tendas no local, visando a educação no trânsito. Grupos de ciclistas de toda a cidade compareceram e percorreram o circuito de cerca de 2km, no entorno do parque.

A professora Graciene Fernandes, moradora de Campo Grande, foi conhecer o Parque Madureira e parou com os sobrinhos, Wilian Gabriel, Emily e Kamille, na tenda do Detran. Enquanto os pequenos coloriam os desenhos, ela lembrou que já perdeu parentes e conhecidos em acidentes de trânsito.

- É importante aprender desde pequeno para seguir direitinho as leis de trânsito, aprender a respeitar o outro e que beber e dirigir é muito perigoso - contou.