Notícias

Você está aqui: Início/Notícias


Governador se reúne com prefeitos da Região dos Lagos


Por Carolina Perez

O governador Wilson Witzel se reuniu, nesta quinta-feira (23/05), com cinco prefeitos da Região dos Lagos para traçar um planejamento de ações emergenciais para as cidades atingidas pelas fortes chuvas da semana passada. O município de Arraial do Cabo, que decretou estado de emergência, sediou o encontro liderado pelo prefeito Renato Vianna. Os prefeitos de Cabo Frio, Adriano Moreno, de Iguaba Grande, Baliester Werneck, de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, além do vice-prefeito de Araruama, Marcelo Amaral, também estiveram na reunião. Witzel determinou o início das ações emergenciais do Governo do Estado no Morro da Cabloca, em Arraial, que tem risco de deslizamento de terra.

- Alinhamos várias questões na reunião, entre elas, a ajuda que o Governo do Estado está trazendo aos municípios atingidos pelo temporal na região. O secretário de Infraestrutura já falou com o prefeito Renatinho sobre a situação da encosta do Morro da Cabloca para traçarmos ações emergenciais a fim de evitar que, em uma próxima chuva, venha a ter um novo deslizamento. Em breve, teremos também o programa “De Casa Nova”, que são habitações para a população de baixa renda. Vamos começar pela identificação dos terrenos. O projeto servirá para retirar as pessoas das áreas de risco - declarou.
 

O governador também falou sobre as intervenções do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) nas localidades.

- Com relação às estradas e ruas que tiveram problemas de buracos no asfaltamento gerados pelas chuvas, vamos atuar com o DER, que fará a pavimentação. Assinei recentemente o repasse de R$ 120 milhões do Detran para o DER e vamos resolver esta questão - afirmou.

Witzel também ressaltou a importância do investimento no turismo na região, que é um tradicional polo turístico do estado.

- Nosso trabalho agora será na divulgação da Região dos Lagos, Mangaratiba, Paraty, Angra dos Reis e todo o interior do estado, como está sendo feito pelo “TurisRock”. Todos aqueles 700 mil visitantes que virão para o Rock In Rio podem achar no site do festival informações sobre as cidades fluminenses. Da mesma forma está acontecendo nas feiras internacionais do setor, onde estamos com um estande próprio do Rio de Janeiro para divulgar as cidades. Vamos fazer um trabalho conjunto para atingir a nossa meta de 4 milhões de turistas até 2022 - disse.

Prefeitos elogiam a iniciativa

Anfitrião da reunião, o prefeito de Arraial do Cabo agradeceu a ida do governador ao município. Além das ações pós-chuva, a cidade recebeu auxílio do governo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, durante o temporal.

- Saímos muito satisfeitos desta reunião e bem otimistas. Estamos no caminho certo e quem tem a ganhar com essa integração é o estado, além de Arraial do Cabo e toda a Região dos Lagos - afirmou Renato Vianna.

Para o prefeito de Cabo Frio, o saldo do encontro foi positivo. Ele lembrou do estado crítico que a região ficou após as fortes chuvas.

- Fomos muito bem atendidos pelos secretários assim que soubemos da situação das cidades diante do estrago do temporal. Esperamos que o governador, que tem esse olhar futurista e empreendedor, possa investir mais ainda na região, que tem um potencial turístico imenso. É o setor que mais cresce no mundo e o governador já demonstrou o interesse no assunto - comentou Adriano Moreno.

O vice-prefeito de Araruama, Marcelo Amaral, que representou a prefeita Lívia Soares, também afirmou que o encontro foi satisfatório.

- Foi muito proveitoso e tenho a certeza que nas próximas reuniões conseguiremos avançar em outras questões. O tema dessa foi específico, as chuvas, mas seguiremos com outras pautas porque nossa região tem muito para somar com o estado - ressaltou.

 
Atuação do Estado na região

O Governo do Rio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos iniciou o atendimento às cidades da Região dos Lagos desde o último dia 17 de maio. Equipes do corpo técnico da pasta estiveram em Arraial do Cabo, onde 680 famílias ficaram desabrigadas e outras 35 tiveram o cadastro realizado para a concessão do aluguel social. Além disso, foram doadas 50 cestas básicas ao município. A pasta também atuou em Cabo Frio, Araruama e Iguaba, e segue à disposição das autoridades para auxiliar com os recursos.
 
Estiveram na reunião desta quinta-feira também as secretárias do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro; e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes; além do secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey, e dos presidentes do Inea, Cláudio Dutra, e do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade.