Notícias

Mais pesquisados:
  • DETRAN
  • PROCON
  • CURSOS
  • IDENTIDADE
  • IPVA
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS


    Agetransp discute prevenção de riscos


    Por Ascom da Agetransp

      

    Com o objetivo de propor recomendações para o aperfeiçoamento dos sistemas de prevenção de risco e gestão de situações emergenciais no transporte de alta capacidade, a Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) promove, amanhã (22/5), o seminário “Diálogo Regulatório”. O evento vai das 8h30 às 18h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na Rua do Carmo 27, 14º andar, Centro.

     

    No sistema de transporte público do Rio de Janeiro, só este ano ocorreram três acidentes com os trens da Supervia e evidenciaram para técnicos da Agetransp a urgência em rever os procedimentos de segurança. Dentro da estratégia traçada pela agência reguladora para discutir os principais temas pertinentes à segurança do sistema de transporte, a realização de um seminário, que envolva todos os agentes públicos e privados ligados ao tema, surge como prioridade para encontrar os melhores protocolos de atuação, tanto para evitar os riscos de acidentes, como também o plano de ação em caso de um incidente mais grave. 

     

    O seminário se propõe a discutir com a sociedade e especialistas em gestão de riscos como proceder em situações de emergência nos transportes públicos de alta capacidade, como trens, barcas e metrô. O evento será dividido em quatro painéis: “O Cenário Atual da Prevenção e o Gerenciamento de Riscos no Brasil, “Os Sistemas de Gerenciamento”, “A Prevenção de Riscos nos Transportes Públicos de Alta Capacidade” e o quarto painel, “Um Olhar Para o Futuro Sobre a Prevenção e a Gestão de Riscos”. 

     

    Para participar do evento, a Agetransp selecionou um grupo de professores, juristas e técnicos para o debate, com a presença dos professores Gerardo Portela (Coppe/UFRJ) e Carlos Serman (Uerj); dos procuradores do Estado Flávio Willeman e Sérgio Neves; dos especialistas coronel Roberto Robadey, secretário de Defesa Civil, do coronel George Freitas, do Centro de Comando e Controle do Estado do Rio de Janeiro; do tenente-coronel aviador Ivan Pedro Leal Silva, chefe do III Seripa da Aeronáutica; e do gerente do Centro de Operação do Rio de Janeiro, Alexandre Cardeman.


    De acordo com o conselheiro presidente da Agetransp, Murilo Leal, o seminário Diálogo Regulatório reforça o caráter de transparência e de participação da sociedade na nova administração da agência. "Nós queremos ouvir a sociedade, os especialistas e o público em geral, na busca por soluções em relação aos fatos graves, como acidentes e incidentes, que estão ocorrendo no Rio de Janeiro e em todo o país", analisa Murilo Leal. 

     

    PROGRAMAÇÃO:

    ABERTURA – 9H

    Presidente da Agetransp - Conselheiro Murilo Leal

    Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais - Lucas Tristão

    Secretário de Estado de Transporte - Delmo Pinho

    Secretário de Estado de Defesa Civil - Coronel Roberto Robadey 

    Subprocurador da Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro - Sérgio Neves

     

    PAINEL 1 - CENÁRIO ATUAL DA PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS NO BRASIL

    Horário - 9h30 às 10h45


    “Aspectos Jurídicos e Institucionais sobre Prevenção e o Gerenciamento de Riscos no Brasil” - Procurador do Estado do Rio de Janeiro Flávio Willeman

     
    “Normas e Procedimentos consagrados na prevenção e na gestão de riscos” - Tenente-Coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva – Chefe do III SERIPA (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).


    Mediador: Conselheiro Carlos Correia

     

    PAINEL 2 – SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS  


    Horário
    - 10h45 às 12h


    “Componentes, Métodos e Práticas Usuais de um Sistema de Gerenciamento de Risco Contemporâneo e Eficiente” - Professor da Coppe-UFRJ Gerardo Portela.


    “Memória, Experiências e Lições no Gerenciamento de Riscos” – Secretário de Estado de Defesa Civil Coronel Roberto Robadey

     
    “Protocolos e Procedimentos no Gerenciamento de Riscos” –  Subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Polícia Militar,  Coronel George Freitas.


    Mediadora
    : Conselheira Aline Paola Câmara de Almeida

     

    INTERVALO PARA O ALMOÇO  - 12h às 14h

     

    PAINEL 3 - PREVENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS NOS TRANSPORTES PÚBLICOS DE ALTA CAPACIDADE


    Horário
    - 14h às 15h40


    “Referências Normativas de Prevenção e Gestão de Riscos nos Transportes Concedidos do Estado do Rio de Janeiro” -

     Procurador da Agetransp, Mário Eduardo Macêdo Moura Neto.

    “Mecanismos, Instrumentos, Procedimentos e Protocolos na Administração de Riscos nos Transportes Concedidos do Estado do
    Rio de Janeiro” - Gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado do Metrô Rio, Diego Garcia / Gerente de Segurança e Auditoria de Tráfego da Supervia, engenheira Maria Dulce de Castro/ Gerentes da CCR Barcas, Paula Magalhães e Tiago Terra.


    Mediador: Conselheiro Vicente Loureiro

     

    COFFEE BREAK

    Horário - 15h40 às 16h10

     

    PAINEL 4 – PREVENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS: UM OLHAR PARA O FUTURO

    Horário - 16h10 às 17h30


    “Instrumentos de Aprimoramento na Prevenção e Gestão de Riscos” – Professor-UERJ, Carlos Serman.

    “O Uso da Tecnologia na Prevenção e Gestão de Riscos” - Subsecretaria de Defesa Civil, Tenente-Coronel Alexandre Silveira de Souza.

    “Experiência de governança e de articulação na gestão de situações emergenciais” - Gerente do Centro de Operações do Rio de Janeiro, Alexandre Cardeman.


    Mediador
    : Conselheiro Murilo Leal

     

    ENCERRAMENTO - 17h30 às 18h


    Apresentação das recomendações: relatores dos painéis


    Palavra Final: Presidente da Agetransp - Conselheiro Murilo Leal