Notícias

Mais pesquisados:
  • DETRAN
  • PROCON
  • CURSOS
  • IDENTIDADE
  • IPVA
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS


    Barreira Fiscal apresenta balanço das operações no ano


    Por Julia de Brito

     

    De janeiro até hoje (14/5), a Operação Barreira Fiscal, responsável por fiscalizar a entrada de mercadorias e evitar a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no estado abordou mais de 1 milhão de veículos e revistou, através da ação chamada de pente fino, outros 41.495. A ação, que também atua na prevenção de segurança coibindo a entrada de armas, drogas e produtos pirateados no Estado, também atua contra crimes ambientais e fiscaliza postos de combustíveis com a equipe da operação Bomba Limpa.

     

    Desde o início do ano, a equipe da Barreira Fiscal, dos cinco postos fiscais e da equipe volante, registrou 2.201 ocorrências diversas, sendo 967 ocorrências policiais e 1.162 fiscais. Do total de ocorrências registradas, foram apreendidas 15 armas de fogo, 84 munições de diversos calibres, 29 quilos de drogas e também foram registrados 88 crimes ambientais. Neste período, foram cumpridos 35 mandados de prisão e registradas duas ocorrências relacionadas a apreensão de produtos pirateados, totalizando 190 quilos de mercadorias.  

     

    - Estamos intensificando as operações "pente-fino" nas barreiras e com as equipes volantes. É através dessa fiscalização detalhada que nós conseguimos apreender, por exemplo, mercadorias que estão sendo escondidas, dentro de veículos – afirmou a coordenadora-geral da operação, Rosanna Lopes. 

     

    A Operação Bomba Limpa, que é um braço da equipe volante da Barreira Fiscal, já fiscalizou 51 postos de combustíveis, lacrou 27 bombas e interditou 2 postos.

     

    Realizada pelas secretarias de Governo e Relações Institucionais, a Barreira Fiscal conta com cinco postos fixos de fiscalização localizados em área Nhangapi (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR 040), Mato Verde (BR-101 Norte), Angra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna), além de uma unidade volante que percorre as principais rodovias do estado.