Notícias

Você está aqui: Início/Notícias


Número de frequentadores da Biblioteca-Parque do Centro cresce em 2019


Por Carolina Perez

 

O número de frequentadores da Biblioteca-Parque Estadual do Centro do Rio de Janeiro cresceu em 2019. Houve um aumento de 277,5% no público do espaço de janeiro a abril deste ano em comparação com últimos quatro meses de 2018. Vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto das Bibliotecas-Parque foi redesenhado em janeiro. Uma das principais iniciativas da nova gestão foi o retorno dos empréstimos de livros ao público.

 

– Fazemos um trabalho de acolhimento do público que chega à Biblioteca-Parque, um espaço democrático e aberto a todos. Um dos motivos do crescente número de frequentadores é que voltamos a oferecer o empréstimo de livros, pois uma biblioteca não vive sem esse serviço. É fundamental que o leitor possa seguir com a experiência da leitura para além dos muros do nosso espaço – disse o superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Pedro Gerolimich.

 

Ainda de acordo com o superintendente, a abertura da Biblioteca-Parque do Centro para eventos, como saraus e rodas de leitura, também é uma forma de atrair mais pessoas para o espaço.

 

– Alguns autores estão nos procurando para deixar seus livros na Biblioteca-Parque. Um talento da nova geração, a escritora Ana Dias, de 22 anos, doou suas publicações para ficarem à disposição do público – contou Pedro.

 

Espaço multicultural

 

Já há eventos de literatura programados para o segundo semestre, entre eles, o Salão Carioca do Livro (LER) e o Salão da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil, que, pela primeira vez, será realizado na Biblioteca-Parque do Centro.

 

Com 15 mil metros quadrados, o espaço dispõe de um acervo literário com cerca de 250 mil itens – livros de arte, quadrinhos, 20 mil títulos de filmes, espaço de acessibilidade, espaço infantojuvenil, além de um teatro com 195 lugares, auditório com 75 lugares, estúdio de som e ainda salas multiuso para laboratórios.