Notícias

Mais pesquisados:
  • ESTADO
  • RIO
  • DETRAN
  • CURSOS
  • RIO
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS
    Divulgação


    Estado já aplicou mais de 20 milhões de vacinas contra a Covid-19


    12 de outubro de 2021

     

    O Estado do Rio de Janeiro atingiu, nesta segunda-feira (11/10), a marca de mais de 20 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Com isso, 56% da população adulta está com o esquema vacinal completo (primeira e segunda doses ou dose única), e mais de 90% com a primeira dose. As informações estão disponíveis para consulta no vacinômetro do estado https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro.

    - Essa, sem dúvidas, é a campanha de vacinação de maior sucesso da história do Rio de Janeiro. Faltando pouco menos de um trimestre ainda para acabar o ano conseguimos superar muitas dificuldades alcançando essa marca. Destaco a logística de distribuição adotada pela Secretaria de Estado de Saúde desde a primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde para ser dividida aos municípios e enviadas em operações complexas - lembra Alexandre Chieppe, secretário de Estado de Saúde.

    A Secretaria de Estado de Saúde é responsável pela distribuição das doses de imunizantes contra a Covid-19 às 92 cidades do Rio de Janeiro, assim como orientar as secretarias municipais. Com mais uma entrega realizada nesta sexta-feira (08/10), a secretaria realizou mais de 60 operações. As doses são entregues de forma equânime e proporcional, de acordo com a população de cada município estabelecida pelo ministério e com as doses entregues pelo órgão. As prefeituras, por sua vez, são os responsáveis pela aplicação das vacinas.

    Os ofícios contendo as quantidades que destinadas a cada município são enviados assim que é realizada a conferência das doses entregues pelo Ministério da Saúde. Como a distribuição das doses para os municípios é realizada entre 24 e 48 horas após a chegada da remessa, as secretarias municipais são informadas da quantidade durante a logística de entrega das vacinas.

    Das 20 milhões de doses aplicadas, pouco mais de 11 milhões foram em mulheres e 9 milhões nos homens. Desse total, 41% são doses da Astrazeneca, 31% da Coronavac, 25,7% da Pfizer e 1,8% da Janssen.