Mais pesquisados:
  • IPVA
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Maio Amarelo tem operação Transite Seguro

Agentes da Coordenadoria de Educação do Detran.RJ começam na segunda-feira (06/05) a Operação Transite Seguro. Como parte das ações da campanha Maio Amarelo, que busca a redução do número de acidentes e vítimas, os agentes vão abordar pedestres mostrando a importância da adoção de atitudes seguras e preventivas no trânsito.

Na segunda-feira, a ação acontece a partir das 10 horas, na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Uruguaiana, no Centro do Rio. Os agentes vão falar com os pedestres sobre o uso de faixas, passarelas e as passagens subterrâneas para atravessar as vias. O respeito à sinalização e a necessidade de se andar na calçada, atender ou mandar mensagens pelo celular somente em local seguro e não utilizar fones de ouvidos ao atravessar ruas são também comportamentos essenciais.

Na campanha Maio Amarelo deste ano, com o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, o foco é o pedestre. E não é à toa: 39% das vítimas fatais em acidentes de trânsito são atropeladas. No ano passado, das 28.053 vítimas no estado do Rio de Janeiro, houve 1.925 mortos e 26.128 feridos. Apesar da redução de 9,5% em relação a 2017, os números ainda são considerados muito altos pelo Detran.RJ.

A Avenida Presidente Vargas é uma das vias mais perigosas do Rio, ao lado de Avenida Brasil, Avenida das Américas, Avenida Dom Hélder Câmara, Avenida Pastor Martin Luther King, Estrada do Galeão, Avenida Santa Cruz, Linha Amarela e Linha Vermelha.

Em maio, o Detran.RJ realizará a Operação Transite Seguro, sempre a partir das 10 horas, também nos dias 9, na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca; 10, em Mesquita; 13, na Avenida Dom Helder Câmara, em frente ao Norte Shopping; 15, na Avenida Atlântica, em Copacabana; 16, na Praia de Botafogo, 17, em Guapimirim; 20, na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador; 21, na Avenida Edgar Romero, em Madureira; 22, em Duque de Caxias; 24, na Avenida Cesário de Melo, em Campo Grande; 27, em Teresópolis; 29, na Estrada Intendente Magalhães, na Vila Valqueire; 30, no Center Shopping, em Jacarepaguá; e 31, na Avenida Presidente Vargas, na Central do Brasil.

Além da Operação Transite Seguro nas ruas, o Detran.RJ preparou para este mês várias ações de conscientização voltadas para o comportamento dos pedestres. São campanhas nas redes sociais, palestras, caminhada, pedalada e iluminação de prédios públicos e pontos turísticos, incluindo o Cristo Redentor e o Maracanã.