Notícias

Você está aqui: Início/Notícias


Estado realizará parceria para capacitar mulheres


Por Ascom da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos


No Dia Nacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (30/04), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) lançará a parceria com o Programa Ela Pode, iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora. Com o apoio do Google, o objetivo do projeto é capacitar 135 mil mulheres brasileiras para o mercado de trabalho, garantindo independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas. O evento integra a programação do Fórum Estadual de Políticas para Mulheres, que reunirá representantes de diversos municípios no Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, às 13h, no Centro do Rio.

 

- Com mais essa parceira, seguimos no propósito de incentivar mulheres a conquistar sua independência financeira, fortalecendo também a autoestima. Trata-se de uma questão bastante relevante que contribui de forma decisiva para que elas sejam, cada vez mais, donas de suas próprias vidas e decisões - explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes.


As capacitações serão oferecidas gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com as demandas apresentadas por cada região. Nesta terça-feira, já serão abertas as inscrições para grupos de mulheres de todo o estado. No programa, são abordados temas importantes para os desafios mais comuns na área do empreendedorismo e empregabilidade, tais como: comunicação; liderança; negociação; finanças; networking; marca pessoal e ferramentas digitais.


Entre os parceiros estão o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a Agência Estadual de Fomento (AgeRIO) e a Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras), ampliando ainda a capilaridade do programa.


A Amebras oferecerá, na Sala de Arte, Cultura e Empreendedorismo Moema Toscano, cinco oficinas de qualificação: costura; customização de roupas, calçados, bolsas e acessórios; estamparia; pintura em tecidos; cartonagem; e maquiagem artística e social. Já a AgeRIO atuará por meio do microcrédito, no intuito de viabilizar investimento para as mulheres do programa. O IFRJ será o responsável por capacitar as mulheres em relação às questões de gênero, diversidade, etnia e mundo do trabalho.


Serviço:

SEDSDH participa de programa de capacitação para mulheres

Data: 30/04/19


Horário: 13h


Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, Rua Camerino, 51, Centro