Mais pesquisados:
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Secretaria do Ambiente e Inea realizam desassoreamento em Duque de Caxias

13 de janeiro de 2021

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram nesta quarta-feira (13/1), a limpeza e o desassoreamento do rio Imbariê e do canal Real Estrela, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As intervenções visam melhorar o escoamento desses corpos hídricos, de forma a minimizar as inundações decorrentes do transbordamento dos mesmos. O secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, participou do início da ação com a equipe do Inea.

Desde o final do ano passado, o município de Duque de Caxias é beneficiado com a recuperação ambiental de seus rios e canais. A iniciativa integra o Plano de Contingência para as chuvas de Verão 2020/2021 lançado pelo Governo do Estado, e que estabelece protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas no território fluminense.

- Ações como a do Limpa Rio são fundamentais para o trabalho de prevenção e de mitigação do impacto das grandes chuvas. Estamos atuando em todo o estado através do programa e com o olhar atento para a Baixada Fluminense - explica o secretário Thiago Pampolha.

Em 2020, a secretaria e o Inea retiraram 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses. Só na Baixada Fluminense, as intervenções beneficiaram 51 rios e canais situados nos municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e Queimados.