Notícias

Mais pesquisados:
  • DETRAN
  • PROCON
  • CURSOS
  • IDENTIDADE
  • IPVA
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS


    Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação lança Calendário de Eventos


    Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

     

    A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação lança seu Calendário de Eventos. Já são 153 atividades confirmadas até o fim do ano, inclusive com a participação das entidades vinculadas, como a Fundação Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância (Cecierj).

     

    Estão sendo organizados eventos como Hachathon Escola Inovadora, Mostra Estadual Universitária de Estágios, I Semana de Inovação Pública do Estado do Rio de Janeiro e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

     

    – O Rio de Janeiro voltará a ser referência em ciência, tecnologia e inovação, avançamos cada vez mais nesta meta – disse o secretário Leonardo Rodrigues.

     

    Organizados pela Subsecretaria de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, o Hachathon Escola Inovadora e a Mostra de Estágios acontecem, respectivamente, no primeiro final de semana de junho, e de 25 de outubro a 5 de novembro. Mistura dos vocábulos 'hacker' e 'marathon', versão inglesa da palavra maratona, o Hackathon Escola Inovadora vai reunir 10 grupos de estudantes das escolas públicas do ensino médio estadual com a missão de propor soluções inovadoras para as escolas públicas.

     

    Já a Mostra de Estágios será uma ampliação da que vem sendo realizada com sucesso pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Com o apoio da secretaria, em 2019 ela acontecerá em todas as vinculadas e seus campi simultaneamente, mantendo a característica inovadora de acontecer em ambiente virtual, permitindo ao participante navegar por estandes de empresas privadas e do governo estadual.

     

    Semana da inovação

     

    Prevista para acontecer em junho, a I Semana de Inovação Pública está sendo organizada pela Subsecretaria de Captação de Recursos e Postulação de Projetos, com o objetivo de promover a difusão de iniciativas inovadoras do setor público. Os servidores poderão apresentar suas iniciativas, e haverá palestras, oficinas e exposições no formato TEDX.

     

    Alinhada com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Subsecretaria de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo planeja eventos sobre cinco temáticas diferentes, em cinco diferentes locais do estado.

     

    Outros eventos já incorporados ao calendário são a VI Jornada de Formação Continuada, o I Congresso de Educação, o II Encontro de Autores e o I Seminário de Memória e História, promovidos pela Faetec; a exposição “Dinossauro – do Cretáceo à Robótica”, pela Fundação Cecierj; e os eventos Patrimônio ambiental da Zona Oeste: os resquícios da Mata Atlântica da AP5, Internet das coisas, Radiproteção e os medidores nucleares na indústria e o Dia Mundial da Terra, na Uezo.