Notícias

Você está aqui: Início/Notícias


Escola pública do Rio de Janeiro ganha prêmio internacional


Por Ascom da Secretaria de Educação

 

Alunos e professores do Ciep 488 – Ezequiel Freire, localizado no município de Itatiaia, na Região Sul Fluminense, foram campeões, entre 16 países participantes, da categoria “Sustentabilidade”, no desafio internacional 4x4 Jaguar Land Rover, que aconteceu na Inglaterra, nesta semana. A equipe Fast Wings ("Asas Velozes") também ficou entre os três melhores do mundo nas categorias Patrocínio e Marketing.

 

A equipe é formada pelos alunos Karen Larissa da Silva Nascimento, João Matheus Campos e Silva, Eliel da Silva Oliveira, Guilherme de Oliveira Caldas e Thaís Leite Mendes de Oliveira, que são coordenados pela diretora-geral do Ciep, Angélica de Alvarenga Silva Souza, e pela coordenadora pedagógica, Elimara Moreira de Carvalho.

 

– Essa vitória mostra que é possível, sim, uma educação pública de qualidade. O coração parece que vai explodir de tamanha felicidade e orgulho. Os alunos foram gigantes. Nossa equipe se esforçou muito para chegar e conquistar essa premiação – declarou a diretora Angélica de Alvarenga.

 

O Ciep 488 – Ezequiel Freire oferta Ensino Médio em Tempo Integral de Técnico de Administração com Ênfase em Empreendedorismo. Além desta premiação, a escola já conquistou o Prêmio Gestão Escolar, iniciativa que contempla projetos inovadores e gestões competentes na rede pública de ensino, sendo destaque na categoria 'Escola Destaque Estadual'; e o 1º lugar no Prêmio Qualidade Rio - concedido a instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro em reconhecimento à excelência do modelo de gestão.

 

A escola também foi certificada pelo Núcleo de Excelência e Qualidade em Gestão do Rio de Janeiro (NQEG), sendo uma das três instituições que ganharam medalha de ouro.

 

– Os alunos e professores se empenharam para construir o modelo do carro e, desta forma, disputar a competição, levando o nome do Rio de Janeiro para outros lugares do mundo. Essas conquistas devem ser propagadas para mostrar que a rede estadual possui bons exemplos de estudantes e docentes que desenvolvem ótimos projetos e se destacam em suas atividades – disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

 

Desafio 4 x 4 Jaguar

 

O Desafio 4 x 4 Jaguar Land Rover é voltado ao empreendedorismo, no qual os alunos são desafiados a criar um carro de controle remoto com um novo conceito tecnológico e novo design. Em torno desse veículo, a equipe criou uma empresa com marca, plano de negócios, de marketing, de mídias sociais e projeto social, utilizando tecnologias, como mecatrônica e programação, impressão 3D, entre outros recursos. O automóvel da equipe do Ciep 488 foi construído a partir de uma placa de alumínio reciclada e com peças de papelão.